Fiscalização descobre 18 toneladas de sabão em pó falsificado
A inspeção foi realizada após denúncias recebidas uma semana antes
Durante uma operação de fiscalização no Mercado Megabox de Olaria, agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) encontraram 18 toneladas de sabão em pó, da marca Omo, falsificados. A inspeção foi realizada após denúncias recebidas uma semana antes.
Os produtos irregulares foram identificados através de dispositivos de segurança usados pela Unilever, fabricante da marca Omo, para diferenciar as versões verdadeiras das falsificações.
Os agentes notaram que as caixas de sabão falsificadas estavam lacradas com cola quente, enquanto as embalagens originais são fechadas com um método mais sofisticado.
Outro indicativo de falsificação foi a ausência do holograma da Unilever nas caixas falsas, que não pôde ser visto com luz negra, diferentemente das caixas verdadeiras. Além disso, a tinta utilizada no campo de validade das embalagens falsas saia facilmente ao tocar, o que não ocorre com os produtos autênticos.
Como resultado, o Mercado Megabox foi autuado e um processo administrativo será iniciado para investigar o caso e aplicar as medidas necessárias.
De acordo com a Sedcon, não houve prisões, pois a legislação não prevê prisão em flagrante para esse tipo de infração. As informações são do O Globo.