Especialistas alertam para golpes de SMS; veja como se proteger
Os golpes agora referem-se não só às férias, mas também ao ano todo; entenda
Em 2022, a BBC News relatou um aumento nos ataques a empresas usuárias do site Booking.com, onde os hackers enviam e-mails de phishing aos hotéis e, posteriormente, aos clientes, visando pagamentos direcionados a eles, não ao hotel. Isabel Wagner, uma professora de cibersegurança da Universidade da Basileia, recebeu um email de phishing de um cibercriminoso se passando pelo hotel que ela havia reservado recentemente. Apesar de sua experiência na área, ela identificou sinais suspeitos no e-mail, como a falta de abordagem nominal e um link não autêntico.
Ainda em 2022, a FTC dos Estados Unidos recebeu mais de 55.000 denúncias de fraudes de viagem, totalizando prejuízos de aproximadamente US$ 49 milhões. Uma pesquisa da McAfee com 7.000 pessoas revelou que um em cada três viajantes já foi vítima de golpes de viagem, perdendo em média US$ 1.000 antes mesmo do início das férias.
E dois anos depois, como se mantém a situação? A verdade é que os casos de golpes não só continuam, mas se transformam em versões ainda mais sofisticadas e difíceis de driblar. Um estudo divulgado pelo DataSenado confirmou que 3 a cada 10 paulistas perderam dinheiro tentando fechar pacotes para viagens de férias. Apesar do recorte centrado no estado de São Paulo, estes dados ainda chocam e refletem o comportamento de várias partes do país.
Especialistas afirmam que o fim de ano intensifica a tendência para golpes. Isso porque, com o maior poder de compra conquistado pelo brasileiro com a chegada do 13º e outros benefícios de salário, a movimentação de dinheiro é maior e, por isso, os criminosos ficam mais espertos.
O golpe das férias não é o único que vêm se popularizando por todo o país: além dele, golpes dos correios, do pix e até da CNH tiram a paz do brasileiro e colocam em cheque a veracidade de tarifas cobradas pelo poder público. Apesar de nomes diferentes, cada um destes crimes possui um odus operandi parecido: chegada de mensagem de número suspeito com um link desconhecido que leva o cliente a uma suposta dívida – seja para os correios, para a Receita Federal e até mesmo para os hotéis com reserva.
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Como se proteger desse tipo de golpe?
É importante verificar a legitimidade de e-mails e links, contatar diretamente a empresa em caso de dúvida, e evitar ações impulsivas diante de mensagens urgentes. Mesmo sites de reservas terceirizados de boa reputação, como o Booking.com, estão sujeitos a golpes, portanto, é aconselhável usar empresas conhecidas e evitar clicar em anúncios suspeitos em mecanismos de busca.
>A coleta de dados online é rápida, e anúncios fraudulentos podem levar a sites falsos de reservas. Durante a viagem, o uso de redes wi-fi públicas apresenta riscos, e é recomendável considerar a contratação de um agente de viagens para evitar complicações.
Além disso, é crucial procurar avaliações e evitar pagamentos por transferência bancária, priorizando métodos que ofereçam proteção ao consumidor, como cartões de crédito.
O que fazer quando a agência descumpre a oferta do pacote de viagem?
Como funciona e o que é a Assistência Embarque?
Os direitos dos passageiros diante de atrasos, cancelamentos ou excesso de passageiros em voos incluem a assistência material oferecida pelas companhias aéreas. A partir de uma hora de espera, os passageiros têm direito à comunicação, como internet e telefone; a partir de duas horas, à alimentação, fornecida pela empresa ou por meio de vouchers. Com espera superior a quatro horas e necessidade de pernoite, a assistência inclui hospedagem e transporte de ida e volta do aeroporto.
Em casos de atrasos prolongados, os passageiros podem exigir reacomodação gratuita na mesma empresa, com opções de escolha, ou o reembolso integral da passagem, priorizando quem a adquiriu primeiro. A guarda dos registros de comunicação é crucial para reivindicar esses direitos.
Milhas: Como usar e ter mais benefícios
As milhas aéreas funcionam como uma forma de recompensa oferecida pelas companhias aéreas aos clientes que utilizam seus serviços, como a compra de passagens, com o objetivo de incentivar a fidelidade e promover novas viagens. Essas milhas são atribuídas por meio de programas de fidelidade, levando em consideração diversos fatores, como o valor da tarifa, a distância percorrida e os tipos de serviços contratados. À medida que o cliente utiliza os serviços da companhia, acumula mais milhas, proporcionando descontos na aquisição de passagens.
Eles geralmente são gratuitos e acessíveis digitalmente. A adesão acontece por meio de cadastro online nos sites ou aplicativos oficiais, sem a necessidade de compras prévias. Esses programas permitem que o cliente acumule benefícios sempre que utiliza os serviços da empresa, criando um sistema de recompensas que visa manter a fidelidade do cliente.
As vantagens de utilizar milhas incluem a obtenção de descontos em passagens aéreas, possibilitando a compra com reduções de custo ou até mesmo de forma gratuita, caso haja saldo suficiente. Além disso, as milhas oferecem a oportunidade de planejar viagens, permitindo que o cliente acumule e utilize o benefício em períodos futuros, facilitando o planejamento de viagens a médio e longo prazo. As informações são do G1.