Escolhas mais conscientes

Escolhas mais conscientes

Escola do Consumo PROTESTE oferece cursos on-line gratuitos para capacitar consumidores a tomar decisões de compras inteligentes, que impactem menos o meio ambiente e o bolso.

Consumir vai muito além do ato de comprar. Tem uma dimensão experiencial – de prazer, diversão, fantasia, sensação de pertencimento –, e é uma questão identitária. “Nós, consumidores, utilizamos os bens e serviços para dizer algo sobre nós mesmos, reafirmar nossas identidades, definir nossa posição no espaço social, atribuir significados. Portanto, é importante entender que todos podem melhorar a qualidade de suas vidas, consumindo de forma mais consciente”, afirma Roberta Maia, head de Informações e Serviços da PROTESTE. 

Em função disso, a associação lançou, em setembro deste ano, a Escola do Consumo  – site de educação para o consumo consciente, que, a partir da próxima edição, também ganha seção fixa aqui na revista PROTESTE. A plataforma já disponibiliza três cursos gratuitos, acessíveis a qualquer pessoa interessada em aprender a viver melhor, por meio de decisões de compras mais inteligentes, com menos impacto para o meio ambiente e o bolso. “Desejamos estimular mudanças de hábitos que, mesmo pequenos, possam gerar resultados positivos para a sociedade a médio e longo prazo. Queremos que cada pessoa saia das aulas capacitada a fazer melhores escolhas, a poupar, a evitar ser vítima de situações que não são legalmente corretas. Ouso dizer que é uma escola do bem-viver”, destaca. 

Roberta ressalta também que são bem-vindos os associados e não associados da PROTESTE à Escola do Consumo. Não há pré-requisitos para a inscrição, basta fazer o login na plataforma e iniciar o estudo. Ao concluírem o curso, os alunos têm acesso a um certificado. Atualmente, a plataforma já oferece os temas sobre Aproveitamento Integral dos Alimentos, Finanças Domésticas e Tecnologia Móvel (smartphones) para pessoas 60+. “Disponibilizamos conteúdos, apostilas e outros materiais que são úteis no dia a dia doméstico. Além disso, abrimos esse ambiente para empresas parceiras, que acreditam na causa do consumo consciente e queiram patrocinar ou criar um conteúdo educativo juntamente com a PROTESTE. Nosso objetivo é ampliar, a cada ano, o portfólio de cursos. Estamos abertos a sugestões”, diz a head.  

Saiba mais detalhes sobre a Escola do Consumo PROTESTE na entrevista a seguir. 

Quais são os principais objetivos da PROTESTE ao lançar a Escola do Consumo?  

A PROTESTE trabalha há 20 anos promovendo ações de defesa do consumidor e garantindo, por meio de seus testes, a qualidade das entregas das marcas, seja no setor de alimentação, serviço, seja bens duráveis. Todos os meses, produzimos muito conteúdo com informações sobre um consumo mais consciente, de maior qualidade. Mas decidimos dar um passo adiante com a Escola do Consumo. Para a PROTESTE, agora, não basta mais apenas falar que o consumo consciente é importante.  

Queremos educar o consumidor a adquirir produtos e serviços de forma mais consciente. Essa educação passa por aprendizados aparentemente simples, mas que são ignorados por boa parte da população. A Escola do Consumo surge dessa necessidade de contribuir com a sociedade através da educação, e uma educação útil para o nosso dia a dia. 

É mais uma forma de tornar palpável os nossos valores e o nosso propósito, que é promover a confiança nas relações de consumo e apoiar o consumidor nas suas escolhas diárias, por meio de um diálogo construtivo.  

Quais são os benefícios que a plataforma oferece ao consumidor?  

Nosso intuito é disponibilizar um conteúdo prático, útil, para ser aplicado no cotidiano dos consumidores, porque entendemos que cada decisão de consumo tem um impacto gigantesco na sustentabilidade do ambiente em que vivemos. O jornalista André Trigueiro, que inclusive já foi entrevistado aqui na revista PROTESTE, diz que todos os dias levamos para a nossa casa “pequenos pedaços da natureza”.  

Por isso, queremos estimular mudanças de hábitos que possam gerar impactos positivos para a sociedade a médio e a longo prazo, capacitando pessoas para planejar as suas compras, poupar e evitar tanto o desperdício quanto as armadilhas que apresentam situações de riscos ou são ilegais. 

Quais os principais temas que a Escola pretende abordar?  

Escolhemos os cursos de acordo com nossas especialidades, assuntos que lidamos rotineiramente, e que possuem impacto nas escolhas diárias dos consumidores.  

– Finanças Domésticas Organizadas: ensina o bê-á-bá para o planejamento financeiro de um lar, partindo do começo: colocar no papel os objetivos, identificar onde estou e onde quero chegar. O curso explica o que são as despesas mensais ou essenciais e as eventuais. Fala também sobre Pirâmide das Necessidades de Maslow, regra de ouro para economizar, perfis de investidor e aplicações que endereçam a cada perfil. Acrescentamos um módulo sobre Defesa do Consumidor, com pontos básicos do CDC e das normativas das agências reguladoras de serviços essenciais, como água, luz e telefone. 

E o que é disponibilizado nos outros dois cursos também já lançados?  

No curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos, abordamos, indiretamente, pautas superimportantes, como o desperdício de alimentos e dieta de qualidade. Os tópicos do curso vão da organização da lista de compras, passando por dicas e conselhos sobre como escolher produtos frescos, os cuidados na sua manipulação e, finalmente, como podemos aproveitá-los integralmente. 

Em Tecnologia na Palma da Mão, voltado para o público 60+ ou para qualquer pessoa que não se considera um nativo digital, a PROTESTE busca a inclusão tecnológica dos baby-boomers. Com orientações úteis sobre smartphones, desde a escolha do aparelho ao uso de aplicativos de serviços financeiros, por exemplo.  

Os professores dos cursos são sempre especialistas da PROTESTE?  

Não necessariamente. No caso dos cursos lançados em 2021, sim. Também podemos ter convidados, mas sempre iremos abordar temas que perpassam pela nossa motivação de existir – a maior qualidade e a consciência nas relações de consumo.  

Como os alunos podem interagir com os professores dos cursos?  

Os cursos são gravados, mas temos um e-mail para contato e estamos programando aulas ao vivo para tirar dúvidas e engajar os alunos. Atualmente, a Escola do Consumo é uma plataforma de aprendizado, mas queremos evoluir esse espaço para trocas e interações com os nossos usuários, um público diferenciado, engajado com a qualidade nas relações de consumo.  

 

*Artigo publicado originalmente na revista Proteste 219, do mês de dezembro de 2021.

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