Erro na hora de fazer a declaração do IR 2025? Veja o que pode ser

Erro na hora de fazer a declaração do IR 2025? Veja o que pode ser

Contribuintes relatam erros nos dados e dificuldades de acesso ao sistema

A Receita Federal liberou a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025, uma ferramenta que visa facilitar a vida dos contribuintes. No entanto, diversos problemas têm sido relatados por quem tentou utilizá-la. Muitos contribuintes encontraram erros nos dados pré-preenchidos, como rendimentos, pagamentos e deduções incorretos, além de dificuldades para acessar o sistema, tanto pelo site quanto pelo aplicativo.

Erros comuns e falhas no sistema

Os erros mais comuns incluem informações erradas sobre rendimentos recebidos de empresas ou instituições financeiras, além de deduções e gastos relacionados à saúde e educação. Essas falhas podem comprometer a precisão da declaração, gerando transtornos para quem precisa retificar os dados antes de enviar. Além disso, alguns usuários reportaram dificuldades ao tentar acessar o sistema, especialmente nos horários de pico.

Como proceder e onde buscar ajuda

O site de monitoramento Downdetector registrou um número relativamente baixo de reclamações sobre a plataforma da Receita Federal e seu novo aplicativo, apesar das queixas dos contribuintes.

Isso sugere que os problemas podem ser mais pontuais e não afetar todos os contribuintes. No entanto, é importante que os usuários revisem cuidadosamente todos os dados preenchidos, corrigindo eventuais erros.

Em caso de dúvidas, a Receita Federal orienta os contribuintes a utilizarem seus canais de suporte, como o chat online, o telefone e o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). A recomendação é revisar todas as informações antes de submeter a declaração, garantindo que todos os dados estejam corretos para evitar problemas futuros. As informações são do O Globo.

Já reparou?

A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.

Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.