Empréstimo com ganho: PROTESTE alerta para os riscos

Empréstimo com ganho: PROTESTE alerta para os riscos

Uma forma diferente de contratação de empréstimos, que promete ganhos ao consumidor, traz grandes riscos. Entenda melhor!

A busca por crédito é algo bastante comum, em especial por aposentados, pensionistas e servidores públicos, que possuem facilidades na contratação deste produto, tais como taxas de juros menores, no caso dos chamados empréstimos consignados. No entanto, a promessa de fazer um empréstimo com ganhos é uma ilusão.

Essa nova modalidade, de acordo com Guilherme Souza, especialista da PROTESTE, funciona da seguinte maneira: uma empresa propõe ao consumidor a contratação de um empréstimo consignado de determinada quantia, em qualquer banco.

Quer contratar um empréstimo com segurança? Confira a parceria da PROTESTE!

 “Essa mesma empresa, então, toma este valor como empréstimo do consumidor, oferecendo uma porcentagem que pode variar de 5% a 10% do valor total, e se compromete a efetuar o pagamento até o final, depositando, mês a mês, as parcelas na conta da pessoa que contratou o produto, assumindo, assim,  todos os custos da operação”, explicou. Assim, o consumidor assume o compromisso de pagar a dívida junto ao banco (desconto automático) e a empresa de depositar mensalmente o valor da parcela para o consumidor.

No entanto, a PROTESTE alerta para os riscos dessa transação, esclarecendo que o consumidor que aceita a oferta não recebe nenhuma garantia de que os pagamentos serão efetuados até o final pela empresa. 

Promessa de empréstimo com ganhos é um negócio arriscado

Segundo Guilherme, a fraude cresceu em função das dificuldades econômicas vivenciadas atualmente no país. “Em tempos de crise, a necessidade de obter crédito para custeio de despesas extraordinárias só aumenta e a chance de o consumidor ser atraído para um negócio arriscado também”, pontuou.

De acordo com o especialista, não existe garantia alguma de que a empresa efetuará os pagamentos corretamente, por todo o período de contratação do empréstimo. “Além disso, não há também certeza de que a empresa possua bens ou patrimônio para honrar eventual cobrança na justiça”, disse. Há, inclusive, diversas denúncias já divulgadas pela mídia, de fraude nesse tipo de processo – que está sob investigação. 


A PROTESTE aconselha o consumidor a não fazer esse tipo de contratação, uma vez que o banco  receberá o valor integralmente, já que o desconto deste ocorrerá diretamente na fonte pagadora.  “Daí, se a empresa optar por não realizar mais o pagamento, por qualquer motivo que seja, restará ao consumidor assumir um grande prejuízo, o qual poderá levá-lo ao superendividamento”, destacou Guilherme.

Assim, segundo o especialista, quem empresta dinheiro desta forma, assume um alto risco, sobretudo em tempos de crise. “É necessário estar ciente dos riscos, pois não há uma garantia de que o emprestador irá receber”, frisou.

A PROTESTE também pode ajudar os consumidores associados, por meio do seu canal RECLAME

Sofreu uma cobrança indevida? Conte com a ajuda da PROTESTE! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt