Diretora da DECO fala sobre o coronavírus em Portugal

Diretora da DECO fala sobre o coronavírus em Portugal

Rita Rodrigues é responsável pela parte de Relações Institucionais da DECO PROTESTE no país e deu um panorama sobre as principais preocupações dos consumidores

A live desta terça-feira (31/03) na série Tête-à-Tête com a PROTESTE foi internacional e teve como convidada Rita Rodrigues, Diretora de Relações Institucionais da DECO PROTESTE em Portugal. Durante o bate-papo de uma hora no no Instagram da PROTESTE, ela deu um panorama sobre as principais preocupações dos consumidores portugueses durante a pandemia de coronavírus e como está sendo a atuação da associação, que conta com mais de 360 mil associados em Portugal.

A DECO PROTESTE faz parte da Euroconsumers, uma organização sem fins lucrativos, formada por associações de consumidores europeias que também estão presentes na Bélgica, Itália e Espanha. Além, é claro, da PROTESTE do Brasil, que é a maior associação de consumidores da América Latina. No total, o grupo conta com 1,5 milhão de associados nos países atendidos.

“Estamos reagindo da maneira mais calma dentro do possível. Aprendemos com os outros países. E acho que o Brasil também pode fazer isso. Ver o que fizeram corretamente  e tentar nos antecipar. Já percebemos que só é possível minimizar os impactos do coronavírus se nos respeitarmos e cumprirmos as normas. E a população de Portugal tem feito isso de uma forma voluntária”, afirmou Rita.

As principais preocupações dos consumidores portugueses

A executiva da DECO PROTESTE contou quais são as principais preocupações do consumidor de Portugal nesse período de pandemia de coronavírus. 

Uma pesquisa recente da Euroconsumers revelou que, com exceção da Bélgica, a maioria dos consumidores dos outros países em que a associação atua (mais de 60%) está preocupada com o impacto econômico da crise do coronavírus.

“Sabemos que vai haver um impacto econômico nessa crise. E o desemprego nos preocupa muito. Por isso, também estamos prestando ajuda jurídica. Dificuldades vão surgir. Muitas famílias passarão por problemas. E não podemos deixar de nos mobilizar”, afirmou Rita

Ela listou ainda outras preocupações:

  • Questões relacionadas ao impacto da pandemia nos empregos e dúvidas sobre direito do trabalho;
  • Reembolso de ingressos de jogos de futebol que já haviam sido comprados antes da interrupção dos campeonatos. 
  • Dúvidas com relação a bilhetes de festivais de músicas que já haviam sido vendidos.
  • Muitos pais querem esclarecimentos em relação ao pagamento das mensalidades das creches, já que o serviço não está sendo prestado.

Testes de coronavírus em Portugal

Uma das perguntas dos seguidores da PROTESTE no Instagram foi a respeito dos testes de coronavírus. A dúvida era sobre como funcionavam os planos de saúde em Portugal.

“Houve uma primeira fase em que os testes eram feitos apenas pelos órgãos públicos. E hoje os privados também fazem e auxiliam nas notificações. No início, havia notícias de testes sendo feitos na rede particular por valores em torno de 100 a 200 euros, o que é muito caro. Agora, os seguros privados já cobrem os testes, inclusive a domicílio. O que é muito importante, porque evita que as pessoas se encaminhem aos hospitais, que são pontos de alta contaminação”, contou Rita.

idosos
A situação dos idosos

De acordo com a diretora, o governo português tem voltado muito de suas atenções para os asilos, com realização de testes e o consequente isolamento dos doentes, dando uma assistência, especialmente, para aqueles idosos que não têm suporte das famílias. 

Golpes e fraudes

Rita revelou que uma grande preocupação da DECO PROTESTE tem sido a conscientização da população a respeito de golpistas. As fraudes têm acontecido muito, assim como no Brasil, com o envio de links maliciosos pelas redes sociais, mensagens de SMS e aplicativos de bate-papo instantâneo como o WhatsApp. E, além disso, há pessoas mal intencionadas, inclusive, tentando aplicar golpes presencialmente, batendo nas portas da população.

Da mesma forma que a PROTESTE no Brasil, a DECO PROTESTE criou um hub de informações sobre o coronavírus para informar os consumidores de Portugal sobre diversas questões envolvendo a pandemia. E ajudar o português a se precaver das fake news. 

Saiba como tem sido o combate ao coronavírus em Portugal

Apesar de fazer fronteira com a Espanha, que até bem pouco tempo atrás foi um dos epicentros de contágios e mortes pela COVID-19, Portugal tem conseguido manter boa parte de sua população segura contra o coronavírus. Veja abaixo quais são as principais medidas tomadas pelo país e como campanhas de conscientização, como a realizada pela DECO PROTESTE, estão sendo importantes nesse processo.

pandemia em portugal
Clique aqui pra ampliar a imagem.

Guia PROTESTE para o Consumidor - informações práticas sobre seus direitos na quarentena

LEIA AGORA GRATUITAMENTE arrow_right_alt