Direito de arrependimento: o que diz o Código de Defesa do Consumidor?

Direito de arrependimento: o que diz o Código de Defesa do Consumidor?

O direito de arrependimento continua garantido aos consumidores pela legislação, mas há algumas mudanças para trocas de determinados produtos

O direito de arrependimento é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) em casos de compra fora do estabelecimento. Hoje em dia, a compra pela internet é algo comum na rotina da população e todos devem saber o que fazer caso o produto adquirido não esteja de acordo com suas expectativas. Para isso, a legislação brasileira prevê o direito do consumidor em realizar a devolução dentro do prazo determinado. Quer saber os seus direitos? Continue lendo!

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

O que é o direito de arrependimento?

De acordo com o art. 49 do CDC, os consumidores podem se arrepender de uma aquisição de mercadoria ou serviço se a compra não foi realizada em loja física e pessoalmente. “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”, diz a legislação.

Mesmo sem ser especificamente citada, a compra pela internet é categorizada como aquisição fora do estabelecimento comercial e, portanto, também está coberta pelo artigo. Logo, caso você adquira algo pela internet, mas se arrependa quando o produto chegar, pode cancelar o pedido ou trocá-lo (se a empresa informar esta possibilidade). A troca de produtos também é válida para lojas físicas e virtuais em situações específicas.

Dica: Troca de produtos: quais são os direitos do consumidor?

Compra pela internet

Compras fora do estabelecimento comercial podem ser devolvidas e, principalmente, são garantidas pelo direito de arrependimento. São os casos de compras realizadas pela internet, telefone ou mesmo em vendas à domicílio.

Se você se arrepender da aquisição por não gostar da cor, modelo ou tamanho do produto, pode fazer a devolução de acordo com as diretrizes do art. 49 do CDC. Este direito está previsto na legislação porque o cliente não teve a oportunidade de conferir os detalhes do produto e se estava dentro de suas expectativas antes de fechar o negócio. Além disso, o direito de devolução nas compras online também é uma forma de proteger o consumidor contra golpes, em casos de propaganda enganosa sobre a qualidade do produto, e também as compras pela internet podem ser feitas por impulso e sem o tempo de pensar antes de efetuar o pagamento.

Apesar do direito estar no CDC, vale lembrar que o prazo é de 7 dias e o produto não pode apresentar vício ou avarias causadas por mau uso.

Direito de arrependimento é em 7 dias úteis ou corridos?

O direito de arrependimento previsto no CDC é de 7 dias corridos a contar da data de recebimento do produto ou do serviço ter sido contratado. Por isso, assim que receber o seu item comprado, avalie se está dentro de suas expectativas e se quer continuar com ele. Caso contrário, já entre em contato com o estabelecimento para exercer o seu direito e realizar a devolução do produto e receber o ressarcimento do dinheiro.

Devolução da mercadoria

Para fazer a devolução da mercadoria com base no direito de arrependimento, a responsabilidade por eventuais taxas para devolver o produto é inteiramente da loja. O art. 49 do CDC diz: “Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados”.

Para devolver um produto comprado por meio virtual ou fora da loja física, é recomendável entrar em contato com a loja para entender como é a política de cancelamento, ou, até mesmo, de troca, caso a empresa oferte-a por liberalidade. Faça isso, preferencialmente, por e-mail. Ou, então, anote todos os protocolos de atendimento e nome dos atendentes (ainda mais se o contato for por telefone), e guarde as mensagens (de e-mail ou chats de atendimentos, por exemplo).

A loja deve responder com as diretrizes para o cancelamento ou troca, quando couber, com um envio de código de autorização de postagem para o consumidor fazer a devolução (sem custos), em uma agência dos Correios ou retirando o produto na casa do cliente. A devolução do dinheiro deve ser feita de maneira imediata.

Compras presencial

O direito ao arrependimento não vale para as compras em lojas físicas, a não ser que, a própria empresa estabeleça essa possibilidade e deixe claro as condições para efetuar o cancelamento, ou até mesmo a troca. Porém, é possível cancelar uma compra mesmo que ela tenha sido realizada em um espaço físico: este é o caso de defeitos ou vícios. Este direito pode ser exercido quando um produto ou serviço não funcionam normalmente como esperado, que podem ser:

  • Vícios aparentes, quando a falha é detectada facilmente;
  • Vícios ocultos, quando uma falha é percebida apenas depois da utilização do item, ao longo do tempo.
Chega de ter dor de cabeça com consumo. Associado PROTESTE tem acesso ilimitado ao serviço de defesa do consumidor. Clique agora!

Por exemplo: se você comprou um celular e, ao tirar da caixa, ele está com um risco na tela (vício aparente). Ou, se notou que o aparelho apresenta problemas que dificultam realizar uma ligação (vício oculto). Nesses dois casos, você pode solicitar o reparo do produto, mesmo que comprado em loja física. A empresa tem o prazo de 30 dias para devolver o aparelho consertado.

Troca de produtos com vícios

O CDC é bem claro sobre a troca de produtos com vícios. No art. 18, “os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor”. 

Além da loja ser responsável por defeitos e vícios, ela tem prazo máximo de 30 dias para resolver o problema e fazer os reparos necessários para o produto funcionar, diz o artigo. Se o problema não for resolvido, a loja deve substituir o produto por outro em perfeitas condições, restituir o valor pago ou abater o preço de forma proporcional.

Caso você precise solicitar o reparo de um produto com defeito, pode fazer isso em 30 dias, no caso de produtos não duráveis, como alimentos. E, em 90 dias para produtos duráveis, como eletrodomésticos. Esses prazos contam a partir do recebimento do produto (para vícios aparentes) ou da detecção do problema (para vícios ocultos).

Procure a loja em que realizou a compra, ou uma assistência técnica autorizada pela fabricante do produto para realizar o reparo.

Como é feita a devolução do dinheiro?

Além de entender em quais situações você pode exercer o seu direito de arrependimento, é fundamental saber como deve ser feita a devolução do valor investido, em caso de cancelamento da compra e do contrato. A legislação também determina diretrizes em relação a isso.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, o ressarcimento do valor pago pelo consumidor deve acontecer pelo mesmo meio de pagamento adotado na compra. Isso significa que se o produto foi pago com dinheiro, a loja deve devolver o valor em espécie, e se foi pago com cartão de crédito, a loja deve solicitar o estorno da compra e o valor será devolvido na fatura.

Mas, é preciso ter atenção em relação à devolução via cartão de crédito. O processo também depende da administradora do seu cartão e, após a solicitação do estorno, pode ser que o dinheiro demore mais de um mês para ser devolvido. O mais importante é que você saiba que o estorno acontecerá como “desconto” no valor da fatura do seu cartão.

Em relação ao prazo, vale dizer que a legislação não traz diretrizes em relação a isso e as empresas não têm um prazo legal para devolver o dinheiro do consumidor. O recomendado, portanto, é que os consumidores, no momento do cancelamento ou da devolução, exijam que a empresa informe um prazo para o ressarcimento e acompanhem todo o processo até que o dinheiro seja devolvido.

Garantia da loja física

Em relação à troca de produtos em lojas físicas, se o estabelecimento disser de forma clara que pode trocar mercadorias em caso de arrependimento, você pode levar o produto ao local e pedir a alteração. Porém, é importante lembrar que esse é um acordo da loja, e não uma exigência do CDC (pois não há direito de arrependimento em lojas físicas).

Agora, se a motivação da troca for um vício, é importante entrar em contato com a empresa para saber se o reparo pode ser realizado na própria loja ou se é preciso encaminhar o produto para a assistência técnica. O prazo para fazer isso é, como dissemos acima, de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis.

Esse é o prazo compreendido para a garantia legal, que é o tempo que os consumidores têm para reclamar de produtos com vícios. Além disso, existe a garantia contratual, que muitas empresas oferecem aos consumidores e pode ir além do prazo legal para fazer reclamações. 

Manual da mulher consumidora: como comprar com consciência. Baixe agora.

Dica: Garantia: saiba os prazos e seus direitos ao comprar

Direito de arrependimento em contratos de crédito

O direito de arrependimento não se aplica apenas à compra de produtos. A contratação de crédito no mercado, por meio de um empréstimo consignado, por exemplo, também é passível de arrependimento e cancelamento por parte do consumidor, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o artigo 49 do CDC, o consumidor pode voltar atrás e desfazer o contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, quando a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial.

Vale dizer que, de acordo com a legislação, esse prazo de sete dias começa a contar a partir do recebimento do valor contratado — no caso de empréstimo, por exemplo, quando o dinheiro cai na conta do cliente. O Código de Defesa do Consumidor também define que caso algum valor tenha sido pago pelo consumidor nesses primeiros sete dias, o dinheiro precisa ser devolvido integralmente, com correção monetária.

Como cancelar um contrato de crédito

Assim como acontece com outros produtos e serviços, para cancelar um contrato de crédito, o consumidor deve entrar em contato com a instituição responsável e informar sobre o cancelamento alegando que está exercendo seu direito de arrependimento. Mas, em um ponto esse tipo de cancelamento é diferente dos outros e o consumidor precisa ter atenção a isso.

Como não há dinheiro a ser devolvido pela empresa já que, no geral, o consumidor não gastou nada para contratar o serviço, é preciso ter certeza que o processo de cancelamento foi concluído, o que pode ser feito mediante a liberação da margem de crédito. Para se assegurar nesse contexto, é fundamental que o consumidor solicite o protocolo de atendimento e, se possível, um documento que formalize o cancelamento do contrato.

Direito de arrependimento na compra de passagem aérea

Caso você queira desistir da compra de uma passagem aérea, o Código de Defesa do Consumidor não costuma ser aplicado. Para este caso a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) tem sua própria solução. Na Resolução 400/2016, a ANAC diz que o consumidor pode desistir da compra da passagem aérea dentro do prazo de até 24 horas a contar do recebimento do comprovante da compra.

No entanto, este prazo só é válido caso a compra tenha sido feita com antecedência igual ou superior a 7 dias da data do embarque. Por isso, antes de comprar uma passagem aérea pela internet, você precisa saber deste prazo e verificar se está dentro da regra caso precise cancelar.

Cuidados na hora de consumir

É muito importante ter atenção redobrada no momento da compra, verificar as características e condições do produto que está sendo adquirido, prazo de entrega e política de troca da loja, para evitar que ocorra qualquer tipo de prejuízo.

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

Se a compra for no ambiente físico, tire dúvidas e observe todos os aspectos do produto, afinal, o direito de arrependimento não valerá neste caso.

No caso das compras virtuais, o cuidado deve ser triplicado: leia as especificações técnicas, observe o prazo de entrega informado, confira avaliações da mercadoria e nunca compre por impulso. Isso evita transtornos e arrependimentos que poderiam ser evitados com uma compra mais cuidadosa.

Dica: O que fazer quando acontecer extravio de objetos e bagagens?

Problemas para devolver algum produto?

Mesmo com uma série de direitos assegurados, consumidores podem ter problemas para devolver alguma mercadoria. Por isso, você pode contar com a PROTESTE para ajudar no contato e, principalmente, na resolução do seu problema perante a loja ou empresa na qual comprou o seu produto.

Como maior associação de consumidores da América Latina, a PROTESTE faz a ponte entre consumidores e empresas quando os clientes não conseguem resolver problemas relacionados às compras.

Por meio do canal Reclame, você pode fazer a sua reclamação contra a empresa. Se nada for resolvido, nossos associados podem contar com o auxílio de especialistas que vão ajudar na solução sobre a troca de produtos.

Fique por dentro dos seus direitos como consumidor

Além do canal Reclame, a PROTESTE também oferece uma série de serviços e benefícios para te ajudar a assegurar seus direitos como consumidor. O primeiro deles passa pela informação. Por meio do nosso canal no Telegram e do APP da PROTESTE, a associação divulga gratuitamente uma série de artigos sobre direitos do consumidor e outros temas, visando auxiliar em suas decisões de compra.

Para te ajudar a fazer as melhores escolhas, a PROTESTE também realiza testes comparativos, comparando diversos produtos e serviços disponíveis no mercado e fazendo recomendações em relação às melhores opções. Intervenção extrajudicial e o auxílio de especialistas em defesa do consumidor também são serviços que estão disponíveis para associados PROTESTE e podem ser de grande ajuda para quem tem problemas com empresas dos mais diferentes segmentos.

Ficou interessado em saber mais sobre a PROTESTE e os nossos serviços? Clique aqui e se torne um associado agora mesmo!

O produto não atendeu suas expectativas? Faça uma reclamação no canal online da PROTESTE! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt