5 dicas para poupar e investir dinheiro

5 dicas para poupar e investir dinheiro

Organização financeira é um dos pilares fundamentais para quem deseja economizar e investir dinheiro

O dinheiro está presente nos mais diversos aspectos da vida de qualquer pessoa e auxilia na manutenção do bem-estar e qualidade de vida de alguém e de sua família. Porém, nem todo mundo consegue se organizar financeiramente e, para resolver isso, é fundamental saber como poupar e investir dinheiro de maneira eficiente.

Uma das formas de aprender isso é mergulhar na educação financeira, um processo de aprendizado constante que ensina maneiras de lidar com dinheiro, de forma a permitir o desenvolvimento de habilidades relacionadas às finanças que ajudam na capacidade de tomar melhores decisões para si e para a família quando o assunto é dinheiro.

reclame

Quanto mais cedo essa educação começar, melhor. Isso porque o tempo é fundamental para quem deseja poupar e investir de maneira contínua. Por exemplo: ao falar sobre o tema com as crianças, desde pequenas elas poderão aprender como podem organizar aquilo que recebem e, principalmente, como podem acumular recursos para atingir objetivos e conquistarem aquilo que desejam no futuro.

Entenda por que é necessário economizar, conheça conceitos e ferramentas que ajudam a lidar melhor com as finanças e saiba quais são os hábitos que auxiliam na hora de poupar e investir dinheiro.

Dica: Décimo terceiro salário: use com sabedoria

Por que poupar dinheiro?

Poupar dinheiro significa separar parte dos seus rendimentos, como salário, trabalhos extras e outras fontes, e acumular de forma a contar com alguma reserva financeira ou para realizar um determinado objetivo.

Porém, nem sempre é possível reservar parte dos ganhos para poupar, seja porque as despesas mensais têm valor alto e comprometem o orçamento, seja porque existem muitas dívidas ou porque não há controle de gastos. Tudo isso diminui as chances de poupar e ainda mais investir os recursos financeiros do orçamento.

Só que não faltam motivos para poupar dinheiro:

  • Quem poupa pode criar uma reserva de emergência, que ajuda em situações inesperadas;
  • Poupar também ajuda a não reduzir o padrão de vida de forma drástica no caso de perda de renda, como após uma demissão;
  • O dinheiro guardado pode ser usado para reformar a casa, abrir um negócio, fazer um intercâmbio ou uma grande viagem, entre outros objetivos de vida;
  • Poupar é uma forma de sair do vermelho e quitar dívidas que estão pesando no bolso;

Por tudo isso, poupar tem forte relação com a economia doméstica, tema fundamental para quem deseja lidar melhor com dinheiro.

banner

Você conhece o termo economia doméstica?

O termo economia doméstica se refere a conhecimentos e técnicas que ajudam a equilibrar as finanças, eliminar gastos desnecessários, poupar dinheiro e também começar a fazer investimentos. Tudo isso ajuda a alcançar objetivos, além de permitir a melhora da qualidade de vida.

Com os conceitos de economia doméstica, é possível adotar hábitos econômicos que permitem sobrar mais dinheiro no fim do mês, além de honrar os compromissos financeiros. Em vez de ficar com dívidas ou contas em aberto, é possível pagar tudo e ainda usar o restante dos rendimentos para as mais diversas finalidades.

A economia doméstica abrange temas como:

  • Ferramentas de organização financeiras;
  • Controle de ganhos e despesas mensais;
  • Economia no dia a dia, em situações comuns da rotina;
  • Metas e objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • Multiplicar patrimônio.

Esses são apenas alguns exemplos dos assuntos que a economia doméstica pode abranger. Todos eles têm relação com orçamento familiar ou individual e visam transformar a relação das pessoas com dinheiro, de forma que elas possam viver com mais saúde financeira.

Planilha financeira: ela é sua aliada

Uma planilha financeira é um documento digital, que pode ser acessado do computador ou internet, e que lista todos os rendimentos, despesas e outras informações importantes sobre as finanças da família ou de alguém.

Ela ajuda a organizar tudo ao registrar valores que entram e saem do orçamento doméstico, o que permite entender os seus maiores gastos, como reduzir despesas e qual é o valor ideal de salário ou ganhos mensais que você deve ter para melhorar a qualidade de vida. 

A planilha ajuda a evitar o superendividamento, a manter a disciplina financeira e a estabelecer metas que farão a diferença na sua vida, sem contar que ela mostra possibilidades de economia que é possível adotar. Com essas informações, é possível poupar e investir dinheiro.

Dica: Planilha financeira: saiba como fazer e evite o superendividamento

Como economizar?

É possível economizar de diversas formas e muitas delas envolvem mudanças de hábitos ou práticas que podem ser adotadas no cotidiano. Com essas dicas de economia doméstica, é possível poupar e investir dinheiro para que ele possa crescer e aumentar a estabilidade da família.

Luz e água

As contas de luz e água são despesas fixas, mas o valor delas pode ser maior ou menor de acordo com o consumo de quem está em casa. Por isso, é importante economizar ao máximo o uso desses recursos, para que o valor mensal das contas seja cada vez menor.

No caso da conta de luz, famílias com direito à tarifa social de energia elétrica conseguem descontos ou até mesmo isenção nos valores das contas. Ao mesmo tempo, é possível adotar algumas práticas econômicas:

  • Evitar o uso de ar condicionado, principalmente durante longos períodos;
  • Trocar as lâmpadas por modelos de LED, mais econômicos e com maior durabilidade;
  • Aproveite ao máximo a claridade do dia para não acender luzes enquanto houver iluminação natural;
  • Acumule bastante roupa para usar a máquina de lavar e ferro de passar em suas capacidades máximas;
  • Evite usar o chuveiro na posição inverno e, se possível, use-o desligado.

Em relação à água, também existem técnicas que ajudam a economizar:.

  • Reduza a duração dos banhos e desligue o chuveiro na hora de ensaboar;
  • Feche a torneira de pias ao lavar a louça ou escovar os dentes;
  • Use baldes e regadores, em vez de mangueiras, para lavar quintais e regar plantas;
  • Novamente, acumule roupas para usar a máquina de uma vez só;
  • Observe se não existem vazamentos em conexões, torneiras, descargas e caixas d’água.

guia-direitos-do-consumidor

Supermercado

As compras de supermercado podem representar até 22% da renda de famílias que recebem até 2 salários mínimos, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por isso, qualquer atitude que ajuda a diminuir o valor dessa despesa básica é importante para quem quer economizar.

Aproveitar promoções, participar de clubes de descontos e pesquisar preços entre diferentes estabelecimentos são algumas maneiras de economizar. Além disso, é possível contar com recursos como o simulador de preços de supermercado da PROTESTE, que compara valores dos principais produtos em 6 capitais brasileiras.

Alimentação 

Também é possível economizar na alimentação, principalmente ao pesquisar pelo preço de produtos, frutas, legumes, verduras e outros itens que compõem a dieta. Ir a sacolões e feiras, comprar de pequenos produtores e até hortas caseiras são atitudes que trazem economia.

Ainda é essencial não desperdiçar comida. Economizar também significa comprar alimentos em quantidade suficiente para que nada estrague, sem contar que isso permite gastar apenas o necessário na compra de alimentos.

Serviços: academia, TV por assinatura e escola

Você pode economizar com serviços de TV por assinatura, academia ou mesmo escolas particulares ao negociar preços ou escolher pacotes que ofereçam descontos. No caso do serviço de TV, procurar por combos ou pacotes de canais que tenham preços que cabem no seu orçamento é essencial para evitar pagar mensalmente valores desnecessários.

Em relação a serviços como escolas, cursos e academia, negociar os valores pode ser uma saída para que essa despesa recorrente seja menor. Muitas empresas estão dispostas a dar descontos para manterem os clientes, em vez de perdê-los para concorrentes que oferecem preços mais baixos.

Viagem 

Mesmo momentos de lazer como viagens podem ser mais econômicos. Uma das maneiras de conseguir isso é planejar tudo com antecedência. Comprar passagens e reservar hospedagem em cima da hora significa, geralmente, pagar mais caro. Afinal, com menos ofertas disponíveis, o preço desses produtos tende a aumentar. Com meses de antecedência, é possível aproveitar promoções ou valores especiais.

Dica: Evite o desperdício e saiba como aproveitar os alimentos integralmente

Poupei, e como posso investir?

Poupar significa guardar parte dos ganhos. Já investir é uma forma de usar esse dinheiro guardado para usar em aplicações financeiras que visam dar retorno para quem investe. Um dos investimentos mais populares e comuns é a poupança, que permite colocar valores em contas e, depois de um tempo, receber esse dinheiro de volta, acrescido de juros.

Entre as possibilidades de investimento para quem sabe poupar, além da própria poupança, estão:

  • Tesouro direto, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), entre outras aplicações de renda fixa;
  • Ações, fundos de investimentos e aplicações relacionadas ao dólar, entre outras, chamadas de renda variável.

Vale lembrar que os investimentos de renda fixa são, em geral, mais estáveis e seguros para quem está começando a investir. Já a renda variável é mais usada por quem pode correr riscos e deseja retornos financeiros maiores.

Informe-se com a PROTESTE

Saber como poupar e investir dinheiro ajuda a manter e melhorar o padrão de vida, afinal o dinheiro permite viver com mais tranquilidade e, principalmente, realizar sonhos e alcançar metas. Informar-se sobre o assunto é importante, pois o conhecimento faz a diferença na hora de pensar sobre decisões financeiras e influencia nas escolhas que são feitas.

Levar informação de qualidade até você é um dos objetivos da PROTESTE, a maior associação de consumidores da América Latina, que oferece aos brasileiros diversos recursos para garantir a defesa de seus direitos.

Um deles é a plataforma Reclame, criada para você registrar sua reclamação sobre empresas, receber respostas e, se for preciso, contar com o auxílio de especialistas até que a sua demanda seja solucionada. Também é possível entrar em contato pelo 4020-7747.

Outra ferramenta aliada do consumidor são os testes comparativos, que trazem análises e avaliações de diversos produtos e serviços para você escolher aqueles que mais atendem às suas necessidades, a partir de informações detalhadas.

Além disso, a PROTESTE prepara cursos especiais para consumidores que desejam aprofundar seu conhecimento nos temas tratados pela associação. Um desses cursos é o de Finanças Domésticas Organizadas, que vai ajudar você a aprender formas de organizar seu orçamento. Você aprenderá a:

  • Identificar suas receitas e despesas domésticas;
  • Estabelecer planos, objetivos e desenvolver formas de poupar e investir dinheiro;
  • Encontrar os gastos desnecessários da sua vida;
  • Fazer compras cada vez mais inteligentes;
  • Entender os principais direitos do consumidor e, assim, reduzir gastos desnecessários em serviços que utiliza.

Aprenda a fazer um diagnóstico das contas de casa, reveja seus hábitos de compra e evite desperdícios ao conhecer os seus direitos em serviços essenciais. Faça seu cadastro agora mesmo e transforme a organização das suas finanças.