Dia dos Namorados: como encontrar o presente ideal?

Dia dos Namorados: como encontrar o presente ideal?

Encontrar o presente certo para o Dia dos Namorados é desafiador, mas essa tarefa pode ser mais fácil com nossas dicas. Saiba como escolher a melhor opção sem complicação.

O Dia dos Namorados é uma data especial para celebrar o amor e a união dos casais. Durante a celebração, que acontece no dia 12 de junho, os namorados e casais costumam trocar presentes, flores, chocolates e declarações de amor. Mas como escolher o presente perfeito para o seu parceiro ou parceira? Com tantas opções no mercado, pode ser difícil escolher um presente para agradar quem você ama.

Sem solução para o seu problema com uma empresa? Nós podemos ajudar. Faça a sua reclamação agora!

Pensando nisso, a PROTESTE reuniu neste artigo algumas dicas de como planejar, pesquisar e comprar o presente ideal para o Dia dos Namorados, sem gastar muito e sem dor de cabeça. Acompanhe!

A importância do planejamento

Antes de ir às compras, é importante fazer um planejamento. Isso vai te ajudar a economizar tempo e dinheiro, além de evitar frustrações. Mas para isso, há alguns critérios que você deve levar em conta. Veja a seguir quais são eles:

  • O orçamento disponível para o presente: defina quanto você pode e quer gastar com o presente. Assim, você evita se endividar ou comprometer outras despesas;
  • Os interesses e preferências do seu par: pense no que seu par gosta de fazer, vestir, ler, ouvir, assistir etc. Tente escolher um presente que tenha a ver com a personalidade e o estilo da pessoa;
  • As tendências e ideias de presentes: pesquise na internet, nas redes sociais e nas lojas quais são as novidades e as sugestões de presentes para o Dia dos Namorados. 

Dica: Garantia: saiba os prazos e seus direitos ao comprar

Como escolher o presente ideal?

Depois de fazer o planejamento, é hora de escolher o presente ideal para o seu amor. Para isso, confira as dicas abaixo:

Avalie o estilo e gostos do parceiro

O presente ideal é aquele que combina com quem vai receber. Por isso, avalie o estilo e os gostos do seu parceiro. Por exemplo, é mais clássico ou moderno, mais esportivo ou casual, mais romântico ou divertido. Assim, você pode escolher um presente que tenha a ver com a forma como ele se expressa.

Considere experiências e momentos especiais

Outra forma de escolher um presente ideal é considerar as experiências e momentos especiais que vocês viveram ou querem viver juntos. Por exemplo, se vocês viajaram para algum lugar marcante, você pode dar um álbum de fotos personalizado com os melhores momentos da viagem. Se vocês têm um filme ou uma série favorita, você pode dar um DVD ou uma assinatura de um serviço de streaming. Se vocês gostam de cozinhar juntos, você pode dar um livro de receitas ou um kit de utensílios para cozinha.

Avalie a utilidade do presente

Outro critério que pode te ajudar a escolher um presente certo é avaliar a utilidade dele. Um presente útil é aquele que vai ser usado no dia a dia ou em alguma ocasião especial pelo seu parceiro. Por exemplo, se ele ou ela trabalha em casa, você pode dar uma cadeira ergonômica ou um fone de ouvido. Se essa pessoa pratica algum esporte, você pode dar uma roupa ou um acessório esportivo.

Chega de ter dor de cabeça com consumo. Associado PROTESTE tem acesso ilimitado ao serviço de defesa do consumidor. Clique agora!

Opções de presentes para o Dia dos Namorados

Se você ainda está em dúvida sobre o que dar de presente para o seu amor no Dia dos Namorados, veja algumas opções que separamos para você:

Presentes tradicionais: flores, chocolates e perfumes

Os presentes tradicionais são aqueles que nunca saem de moda e que costumam agradar a maioria das pessoas. Flores, chocolates e perfumes são alguns exemplos que podem surpreender o seu par. Você pode escolher as flores preferidas do seu parceiro, os chocolates mais saborosos ou os perfumes mais marcantes. Você também pode personalizar o presente com uma embalagem bonita e uma mensagem carinhosa.

Presentes criativos: objetos de decoração, acessórios, livros e DIY

Os presentes criativos são aqueles que mostram que você pensou com carinho e originalidade no seu parceiro. Objetos de decoração, acessórios e livros são exemplos que podem encantar o seu amor. Você pode escolher um objeto de decoração que tenha a ver com o ambiente ou o hobby dele ou um acessório que complemente o look e a personalidade dessa pessoa, um livro que ele queira ler ou que fale sobre algum tema do interesse do seu par, entre outras opções.

Presentes relacionados aos interesses e hobbies do parceiro

Os presentes relacionados aos interesses e hobbies do seu parceiro são aqueles que demonstram que você conhece e valoriza o que seu par gosta de fazer nas horas vagas. Por exemplo, para quem gosta de música, você pode dar um instrumento musical, um fone de ouvido ou uma caixa de som, e ainda criar uma playlist personalizada. Para os amantes de jogos, você pode dar um videogame, um jogo de tabuleiro, um quebra-cabeça ou uma assinatura de um serviço de jogos online.

Presentes para experiências compartilhadas

Os presentes para experiências compartilhadas são aqueles que proporcionam momentos de diversão, relaxamento, aventura ou romance para vocês dois. Por exemplo, você pode dar uma viagem para um destino que vocês sonham em conhecer, um jantar em um restaurante que vocês adoram ou que querem experimentar, um SPA para vocês relaxarem juntos, um ingresso para um show, um teatro ou um cinema. O importante é escolher uma experiência que tenha a ver com o estilo e os gostos do casal e que seja inesquecível.

Dica: Por que o tempo e o preço do frete mudam conforme a cidade?

Como encontrar um presente com bom custo-benefício?

Se você quer encontrar um presente com bom custo-benefício para o Dia dos Namorados, ou seja, que tenha qualidade e preço justo, confira as dicas abaixo:

Pesquise em diferentes lojas

Uma forma de economizar na hora de comprar o presente é pesquisar em diferentes lojas, físicas ou online. Assim, você pode comparar os preços e as condições de pagamento e escolher a melhor opção para o seu bolso e que também vai agradar seu amor.

Busque por promoções

Outra forma de economizar é buscar por promoções. Muitas lojas oferecem descontos especiais para o Dia dos Namorados, principalmente se você comprar com antecedência. Por isso, fique atento às ofertas e aproveite as oportunidades.

Utilize cupons de desconto

Você também pode economizar ao utilizar cupons de desconto. Existem sites e aplicativos que oferecem cupons para diversas lojas e produtos. Basta pesquisar o nome da loja ou do item que você quer comprar e ver se há algum cupom disponível. Depois, é só aplicar o código na hora de finalizar a compra e garantir o seu desconto. 

Uma dica para encontrar o presente com o melhor custo-benefício é usar o plugin Mais Barato PROTESTE. Essa ferramenta gratuita te ajuda a economizar nas compras online. Ele compara os preços dos produtos em diversas lojas, avisa quando há promoções e oferece cupons de desconto exclusivos. Para usar o plugin, basta instalá-lo no seu navegador e ativá-lo quando for fazer uma compra online.

Veja também os testes comparativos da PROTESTE, que indicam quais são os melhores produtos e serviços, de acordo com a qualidade e o preço dos produtos. Assim, você sabe quais as opções com melhor custo-benefício.

Guia do Direito do Consumidor. Conheça seus principais direitos. Leia aqui!

Como fazer compras seguras e sem dor de cabeça?

Comprar com segurança e sem dor de cabeça é o que todos nós queremos. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a encontrar o presente ideal sem ter problemas. Veja quais são elas:

Pesquise a reputação da loja

Antes de comprar em uma loja, seja física ou online, pesquise a reputação dela. Veja se ela tem cadastro na Receita Federal, se tem CNPJ válido, se tem endereço físico e telefone de contato. Confira também se ela tem selos de segurança e qualidade. Alguns sites permitem que você veja a avaliação dos consumidores sobre a loja, o índice de reclamações e a solução dos problemas, como o Reclame da PROTESTE.

Verifique a segurança do site

Se você for comprar online, verifique a segurança do site. Uma forma de fazer isso é observar se o endereço começa com “https:// “ e se tem um ícone de cadeado ao lado. Isso significa que o site usa um protocolo de segurança que criptografa os dados que você envia e recebe. Evite comprar em lojas que não tenham esses índices de segurança.

Veja as condições de troca de presente

Outra dica para comprar com segurança é ver as condições de troca de presente. Leia atentamente as políticas de troca e devolução da loja, veja quais são os prazos, os custos e os procedimentos necessários. Guarde a nota fiscal e a embalagem original do produto, pois elas podem ser exigidas para a troca. Lembre-se que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você tem o direito de desistir da compra online em até sete dias após o recebimento do produto, sem precisar justificar o motivo.

Compre com antecedência

Por fim, compre com antecedência para evitar imprevistos. Não deixe para comprar o presente na última hora, pois você pode não encontrar o que procura ou ter problemas com a entrega. Compre com pelo menos uma semana de antecedência e confira o prazo estimado de entrega da loja. Acompanhe o rastreamento do seu pedido e entre em contato em caso de atraso ou extravio.

Lembrando que se você tiver problemas ao comprar o presente do Dia dos Namorados ou em qualquer outra situação de consumo, você pode contar com o Reclame, o canal de reclamações da PROTESTE, que facilita a resolução do problema entre o consumidor e o fornecedor do produto ou serviço. 

Por meio do Reclame você pode enviar a sua reclamação para a empresa e aguardar por uma resposta na plataforma para resolver o problema. Para associados, caso o problema não seja resolvido, é possível pedir ajuda a nossos especialistas em defesa do consumidor. 

Dica: Estorno no cartão de crédito: como funciona?

Saiba como conhecer os seus direitos como consumidor

Comprar o presente ideal para o Dia dos Namorados pode ser uma tarefa prazerosa e gratificante, mas também pode trazer alguns problemas e dores de cabeça, pois todos estamos sujeitos a ter problemas de consumo. Por isso, é importante que você conheça e exerça os seus direitos como consumidor

A PROTESTE é uma associação que defende os interesses dos consumidores e oferece diversos serviços e benefícios para que você se torne cada vez mais consciente de seus deveres e direitos como consumidor. 

Com o nosso canal do Telegram e o App da PROTESTE, você pode acompanhar os nossos artigos e ficar cada vez mais informado sobre os direitos do consumidor, economia doméstica, tecnologia, saúde, bem-estar e outros assuntos importantes para o seu dia a dia.

Nossos associados ainda têm acesso aos nossos testes comparativos, com a indicação dos produtos e serviços com melhor custo-benefício, intervenção extrajudicial, auxílio de especialistas em defesa do consumidor, Revista PROTESTE e muitos outros benefícios.

Não perca tempo e se torne um associado da PROTESTE agora. Clique aqui e aproveite todos os benefícios que a PROTESTE tem para você.