Dia da Terra: o mundo sabe que ela precisa continuar

Dia da Terra: o mundo sabe que ela precisa continuar

A data foi criada em 1970. Naquele dia 22 de abril, cerca de 20 milhões de pessoas se reuniram nas ruas preocupadas com os impactos negativos que o ser humano provocava ao meio ambiente. O tempo passou, e o grupo ainda precisa aumentar.

É uma boa hora de refletir sobra a sustentabilidade do planeta e as responsabilidades do processo. Não “responsabilidade” com peso ou dever, mas como um empoderamento que mostra que todos são capazes de intervir positivamente nessa prática. Por menor que pareça a ação nessa iniciativa, ela terá impacto e trará ganhos sociais.

Hoje, o Brasil produz quase 80 milhões de toneladas de lixo ao ano, e desse montante apenas 3,86% é reciclado – os dados são do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe). Nos últimos 10 anos aumentamos em 20% essa produção.

Você tem pensado como está a sua contribuição nesse resultado nada favorável?

A Consumers International, do qual a PROTESTE é membro, realizou uma avaliação global, em nove países, incluindo o Brasil, sobre reciclabilidade das embalagens e da eficácia da rotulagem nos produtos. Foram avaliados 11 itens de empresas gigantes como a Unilever, Nestlé, Mars, Coca-cola, Mondelez International, Kraft Heinz e The Ferrero Group.

A embalagem faz parte do dia a dia de todos os consumidores. Facilita a vida e permite produtos frescos e portáteis, mas em contrapartida seu surgimento está tendo um efeito negativo sobre o meio ambiente e nossa saúde. A pesquisa constatou que o consumidor brasileiro conseguiria, em média, reciclar apenas 8% do peso da embalagem dos 11 produtos. Esse é um problema compartilhado entre infraestrutura de reciclagem e empresas que atuam neste mercado. Os sistemas e a infraestrutura não estão servindo atualmente a todos os consumidores para permitir que eles reciclem embalagens na prática.

Responsabilidade de todos

É, nós precisamos organizar nossos resíduos, mas a empresas precisam apresentar informações favoráveis sobre a reciclagem, e o gerenciamento da coleta precisa ser adequado. Nada mais sustentável, não é verdade? Pequenos pontos que se unem para o equilíbrio, onde as necessidades atuais são supridas sem comprometer, ou pelo menos atenuando fortemente, os efeitos futuros.

A parte positiva disso tudo é que a população mundial já despertou para a importância do pensamento sustentável. De acordo com os dados do estudo da Consumers International , quase 74% dos consumidores europeus, americanos e sul-americanos estão dispostos a pagar mais por embalagens sustentáveis. No nosso país, de acordo com o Indicador de Consumo Consciente (ICC), 31% da população pode ser considerada de ‘consumidores conscientes’, e 55% se encaixa nos ‘consumidores em transição’. Estamos no caminho.

Enfim, Dia da Terra é o dia de pensar, mas todos os outros dias podem ser de agir.

Esse é o convite da PROTESTE. Seguem aqui algumas dicas de como incluir a sustentabilidade em sua rotina.

  • Consumo consciente: De todas as matérias-primas que retiramos da natureza e transformamos em produtos, cerca de dois terços acabam em resíduos. A sustentabilidade começa quando você avalia a sua necessidade, e compra o que precisa.
  • Limpe ecologicamente: você pensa nos produtos que você consome? A atitude sustentável passa pela avaliação da embalagem e dos agentes químicos, mas começa antes, na água que você utiliza. O importante é iniciar e contribuir em algum lugar.
  • Viva o digital: correspondências, impressões ou contas, o mundo está digital. Observe tudo que você pode reduzir e invista nas comunicações sem papel.
  • Acenda o necessário: lâmpadas mais econômicas ou cuidados com standby dos eletrônicos são medidas que trazem economia para o seu bolso e para os recursos naturais.