Décimo terceiro salário: use com sabedoria

Décimo terceiro salário: use com sabedoria

O valor pago no fim do ano pode representar um alívio para muitas famílias que aproveitam para quitar contas, viajar ou poupar

Com o final do ano chegando, cria-se a expectativa de recebimento do décimo terceiro salário. Esse recurso vem em boa hora, afinal ele é depositado próximo a eventos como o Natal, o Ano Novo e a volta às aulas, além de impostos que são cobrados no começo do ano. 

Se não for utilizado com sabedoria, o décimo terceiro pode ir embora em gastos desnecessários. Esse dinheiro a mais no orçamento é importante e faz a diferença para quem deseja ficar em dia com as contas. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para usar a grana para realizar metas financeiras e objetivos de vida.

reclame

Quem quer melhorar sua relação com o dinheiro ou quem já tem um bom controle de gastos pessoais, mas quer ir além pode usar o décimo terceiro salário como uma oportunidade de resolver pendências ou aproveitar o recurso para realizações que, se dependessem do salário e ganhos mensais, não aconteceriam.

Entenda o que é o décimo terceiro salário, como esse benefício é calculado, quem tem direito a receber e como ele pode ser utilizado de forma eficiente.

O que é o décimo terceiro salário?

O décimo terceiro salário é uma gratificação instituída pela Lei Nº 4.090/62 e com regulações na Lei Nº 4.090/65 e no Decreto Nº 57.155/65, que usam o termo Gratificação de Natal para o pagamento. Ela já era realizada por empresas na época em que a lei entrou em vigor.

O pagamento pode ser feito de forma parcelada, com metade da remuneração no final de novembro e o restante quitado até o dia 20 de dezembro de cada ano.

Dica: Planejamento evita que consumidor comece o ano com dívidas

Como é calculado o décimo terceiro salário?

Os trabalhadores com carteira assinada recebem 1/12 do salário por mês trabalhado como décimo terceiro. O cálculo é simples:

  • Use seu salário integral como referência e divida-o por 12;
  • Depois, multiplique o resultado pelo número de meses que trabalhou no ano;
  • O saldo será o equivalente ao décimo terceiro proporcional daquele ano.

Logo, quem trabalhou 12 meses até o momento do pagamento do décimo terceiro receberá um salário integral. Vale lembrar que ainda há descontos do INSS, Imposto de Renda e FGTS sobre o benefício.

Quem pode receber o benefício?

Trabalhadores com carteira assinada, ou seja, que são regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) têm direito a receber o décimo terceiro. Além disso, é necessário que se tenha ao menos 15 dias de trabalho com registro em carteira.

Jovem aprendiz x estagiário

Quem é Jovem Aprendiz também tem direito ao décimo terceiro salário, pois o contrato de trabalho de aprendizagem é regido pela CLT, conforme estabelecido na Lei Nº 10.097/00, também chamada de Lei do Aprendiz.

A CLT não abrange os estagiários, que contam com a Lei Nº 11.788/08 para regrar seus contratos de trabalho. Por isso, as empresas não são obrigadas a conceder o décimo terceiro salário para quem faz estágio.

banner

Instabilidade econômica

Crises financeiras e instabilidades econômicas são momentos de grande apreensão que causam efeitos como o aumento de preços e redução do poder de compra da população. 

Diante de um cenário assim, o dinheiro que o décimo terceiro salário traz para as contas pode ser um alívio e um recurso a ser utilizado para trazer mais segurança financeira em meio a uma crise econômica.

Em uma família, o benefício ajuda a trazer renda ao lar, mesmo que um dos responsáveis tenha perdido o emprego ou sofrido queda nos rendimentos. Além disso, o décimo terceiro permite fazer uma boa compra de supermercado, mantendo a despensa mais cheia do que de costume para quem está enfrentando problemas com a alta de preços.

Educação financeira: qual é sua importância?

Usar o décimo terceiro com sabedoria é uma maneira de estar de acordo com as principais boas práticas pregadas pela educação financeira, que visa dar conhecimento às pessoas para que tomem melhores decisões relacionadas ao seu dinheiro.

Em vez de utilizar o benefício sem controle e de forma irresponsável, é possível usar o décimo terceiro para resolver problemas financeiros ou mesmo para experiências positivas. Essa é uma contribuição que a educação financeira permite: dar às pessoas informações suficientes para que suas decisões relacionadas ao dinheiro permitam a manutenção e continuidade do padrão de vida.

Dica: Simulador de preços de supermercado da PROTESTE ajuda a economizar

Como usar o décimo terceiro salário corretamente?

A grana do décimo terceiro salário pode ser aplicada em diversas situações, o que ajuda a trazer mais folga para o orçamento no final do ano. Veja alguns casos em que o dinheiro pode ser usado de uma maneira positiva para a saúde financeira.

Pagar dívidas

Pagar dívidas é uma boa maneira de usar o décimo terceiro para deixar as contas no azul. Isso é importante principalmente para dívidas que estão com pagamento em atraso ou que possuem valores altos de juros, que corroem o orçamento mensal.

Com o benefício, é possível quitar tudo ou ao menos boa parte dos valores. Seu bolso agradecerá pelos próximos meses, com prestações cada vez menores ou que podem terminar de uma vez.

Pagar impostos

Impostos como IPTU e IPVA são cobrados no começo do ano e podem impactar o orçamento doméstico. Por isso, é importante se preparar, e uma forma de reduzir o peso dessas cobranças no seu bolso é usar o décimo terceiro para esses pagamentos.

Alguns impostos oferecem descontos quando são pagos à vista, o que pode valer a pena para quem está com o valor total disponível. Isso pode acontecer com o crédito do décimo terceiro salário.

Comprar material escolar

A volta às aulas demanda gastos diversos com a lista de material escolar solicitada pelas escolas e a matrícula. Por isso, separar parte do décimo terceiro salário para a compra dos itens escolares é uma forma de não comprometer o salário e outros ganhos do começo do ano.

Mesmo com esse dinheiro a mais no orçamento, ainda é importante fazer uma boa pesquisa de preços para encontrar produtos mais baratos. Assim, é possível adquirir todos os itens da lista de materiais, sem gastar todo o décimo terceiro.

guia-do-consumidor

Programar as férias

A programação de férias exige organização e, também, dinheiro para passagens, hospedagens, lazer e muito mais. Tudo isso pode ser coberto pelo décimo terceiro, assim você e sua família podem desfrutar desse momento de descanso com tranquilidade e sem complicar as contas.

É importante programar os dias de lazer com o máximo de antecedência possível e fazer uma boa pesquisa de preços, procurar por descontos e fazer de tudo para que o dinheiro do décimo terceiro renda o máximo possível durante o descanso.

Investimentos 

É possível começar a investir com o dinheiro do décimo terceiro, afinal essa renda não faz parte do orçamento mensal e pode ser uma boa chance de obter lucro. Investimentos são uma oportunidade de fazer o dinheiro aumentar por meio de remunerações e juros pagos aos investidores.

Porém, é importante pesquisar, aprender sobre o universo dos investimentos e não arriscar demais, pois é possível perder os recursos aplicados em estratégias de alto risco. Como a ideia é obter ganhos, é importante pesquisar bem e escolher opções de aplicações que sejam adequadas à sua renda.

Dica: Comprei um presente de Natal que não chegou. E agora?

Celebrações do final de ano

O dinheiro do benefício também pode ser usado para pagar parte da ceia de Natal ou mesmo os presentes de amigos e familiares. Porém, é importante fazer isso de maneira controlada e após uma boa pesquisa de preços, para não gastar todo o benefício.

O décimo terceiro também é uma alternativa para pagar as viagens de férias ou festas de virada de ano, que são momentos importantes de confraternização. Usar o recurso ajuda a não comprometer o orçamento ou reservas financeiras.

Reserva de emergência

Por falar em reservas, o décimo terceiro salário ainda pode ser o começo de uma boa economia de emergência. Esse dinheiro é importante para lidar com qualquer imprevisto ou situação que demande recursos financeiros que não estavam previstos antes.

Dessa maneira, em vez de recorrer aos empréstimos ou mesmo ao cheque especial, que são formas de obter renda com cobranças de juros e podem pesar no bolso, é possível usar a reserva de emergência

Informe-se com a PROTESTE

O décimo terceiro salário é um direito assegurado para trabalhadores e, principalmente, uma grande ajuda para o orçamento doméstico, ainda mais em uma época tão cheia de despesas quanto o final do ano.

Porém, é importante usar esse recurso de forma eficiente para evitar gastar tudo desnecessariamente. O décimo terceiro pode fazer a diferença para resolver diversos problemas financeiros, então saber como ele pode ser aplicado é importante.

Um instrumento fundamental que ajuda a manter as contas em dia é usar uma planilha financeira. Essa ferramenta contribui para manter o controle de gastos, identificando os débitos desnecessários. Ao mesmo tempo, ela mostra quais são os seus rendimentos e como usar ganhos como o décimo terceiro de uma maneira positiva.

Entenda como fazer a sua planilha financeira e, dessa forma, evitar problemas como o superendividamento.

Visite o blog SeuDireito para mais dicas sobre gestão financeira e direitos do consumidor. Explicamos os principais temas que envolvem as relações de consumo e interferem no dia a dia da população.