Cooktop: descubra como escolher o seu

Usado principalmente em cozinhas com pouco espaço ou por quem prefere manter o forno separado do fogão, o cooktop é um eletrodoméstico muito prático; saiba como fazer a melhor escolha!

Seja pelo toque moderno, seja pela praticidade, o cooktop vem conquistando a preferência de muitos consumidores. O eletrodoméstico, na verdade, é basicamente um aparelho que contém as bocas do fogão, sem a estrutura do forno. Os modelos têm entre uma e seis bocas e funcionam, principalmente, tanto a gás quanto por indução. Por serem compactos, são ideais para cozinhas planejadas. 

Para ajudar os consumidores na escolha do eletrodoméstico, a PROTESTE testou os cooktops das principais marcas disponíveis no mercado. “De modo geral, o resultado do teste foi positivo. Todos os produtos foram bem avaliados, sendo que metade deles foi considerada excelente escolha. Além disso, todos os produtos foram considerados seguros e econômicos. No entanto, o ponto negativo foi a garantia, já que nenhum dava mais do que um ano, o que consideramos apenas aceitável”, disse Laila Vilela, coordenadora do centro de competências de Produtos e Serviços da PROTESTE.

De acordo com Laila, no teste foram avaliados apenas os modelos de quatro bocas. Os quesitos avaliados foram segurança, clareza e compreensão do manual do produto, facilidade de uso, garantia, rendimento e aquecimento de água. Também foram considerados os preços do eletrodoméstico no varejo.

Confira como o teste dos cooktops foi realizado

Foram selecionados dez modelos novos de cooktops, com quatro bocas, para avaliação. Como nos demais testes realizados, a PROTESTE adquiriu os produtos no varejo, da mesma maneira que um consumidor o faria, para evitar possíveis intervenções que pudessem comprometer os resultados. Acompanhe, a seguir, os detalhes desse teste. 

Segurança 

Os modelos foram avaliados para verificar se tinham segurança térmica (ou seja, risco de o consumidor se queimar ao usar o eletrodoméstico) e mecânica (se todo o sistema de ignição, injetores e manípulos estavam ajustados corretamente, sem liberação de gases tóxicos em níveis considerados perigosos). Todos os produtos testados foram considerados seguros.

Manual de Instruções

O manual de qualquer produto deve ser claro e de fácil compreensão para os usuários. Nesse quesito, no geral, os resultados dos cooktops não foram muito bons. Dos dez modelos testados, apenas cinco foram avaliados como bons. 

Facilidade de uso

No teste, foram avaliadas a facilidade de instalação, uso e identificação dos manípulos, além da retirada das grades e dos manípulos para limpeza.


Todos os modelos testados foram considerados muito bons neste critério. São fáceis de instalar e utilizar. Os manípulos são automáticos, ou seja, os queimadores são acesos apenas com um giro do botão. Os manípulos e grades dos queimadores são retirados com facilidade, o que contribui para a limpeza das peças.

Garantia

Esse item é importante porque representa a confiança que os fabricantes têm em relação à durabilidade dos componentes de seus produtos. Assim, quanto maior a garantia, mais seguro se sente o consumidor em relação a sua compra. Todos os modelos dão 1 ano de garantia, o que para a PROTESTE é aceitável.

Rendimento

A PROTESTE também avaliou o rendimento dos queimadores, para verificar se os fogões são eficientes no consumo do gás. De forma geral, os resultados foram muito bons, ou seja, todos podem ser considerados econômicos.

Aquecimento da água

Neste ensaio, foi avaliado o tempo necessário para elevar a temperatura da água de 20ºC até 90ºC. Vale ressaltar que foram utilizadas panelas com diâmetro de acordo com a potência dos queimadores. De modo geral, todos os cooktops testados apresentaram bom desempenho, com algumas variações no tempo total de aquecimento. Os produtos que demoraram mais tempo foram considerados aceitáveis.

Conheça a escolha certa da PROTESTE

Após todas as avaliações, o cooktop Consul CD060EUNA foi considerado o Melhor do Teste, pois além de seguro, fácil de usar e econômico, foi o mais rápido no aquecimento da água. Porém, os modelos Britânia e Philco foram as escolhas certas, uma vez que também são seguros e econômicos e custam mais barato que o melhor do teste.

Ao optar pela Escolha Certa Britânia, que apresentou o melhor preço, o consumidor terá uma economia de mais de R$ 200 em relação ao preço do produto mais caro avaliado (Brastemp BDD62AEUNA, quando comparados os preços mínimos coletados para os aparelhos).

Veja 3 dicas para usar melhor o seu cooktop

Além de optar pelo equipamento com melhor custo-benefício, a PROTESTE recomenda algumas boas práticas para o melhor uso e aproveitamento dos recursos do produto. 

1. Use panelas adequadas

O tamanho correto da panela depende da potência dos queimadores indicada pelo fabricante. Queimadores com potências menores devem ser usados com panelas com diâmetros menores, para evitar desperdício. Por outro lado, as panelas grandes, se utilizadas em queimadores pequenos, demorarão mais tempo para preparar o alimento, gastando mais gás.

cooktop

Além disso, o consumidor não deve deixar que as chamas do cooktop escapem pelas laterais das panelas, pois isso causa desperdício de gás e pode provocar danos ou acidentes, como queimaduras, uma vez que o cabo e a alça de frigideiras e panelas mais baixas podem aquecer demasiadamente. 

No início do cozimento, as chamas devem cobrir inteiramente as bases das panelas e ficarem concentradas no centro delas, para não danificá-las e agilizar o cozimento. Se as chamas tocarem as bordas da panela, é sinal de que podemos diminuir a chama, e se mesmo na potência mínima, elas continuarem saindo pela lateral é que a panela é pequena para esta boca do cooktop.

2. Instale o cooktop no local adequado

Os aparelhos podem ser instalados em móveis ou bancadas, desde que tenham acabamento com materiais resistentes a altas temperaturas e com espessura de 3 cm a 6 cm, como pedras de granito ou mármore. Com essas espessuras, elas não só vão resistir às altas temperaturas, como também suportarão o peso sem que sejam danificadas.

3. Limpe o cooktop de forma correta

A limpeza do tampo e dos botões do aparelho deve ser realizada com o lado macio da esponja ou com um pano úmido. Somente devem ser usados produtos próprios para a limpeza se estiverem indicados no manual do equipamento. Os produtos abrasivos e o álcool devem ser evitados, pois podem danificar o eletrodoméstico.

Quer conhecer outros testes de produtos e serviços realizados pela PROTESTE? Então, acompanhe o nosso canal no YouTube!

Quer saber os resultados de outros produtos? SEJA ASSOCIADO arrow_right_alt