Cooktop: descubra como escolher o seu

Cooktop: descubra como escolher o seu

Muitos consumidores estão substituindo o tradicional fogão pelo modelo cooktop, mas é preciso saber como escolher a melhor opção. Confira as dicas da PROTESTE!

Moderno, com design sofisticado e com diferentes funcionalidades, o cooktop se tornou uma opção de fogão muito procurada pelos consumidores brasileiros. Existem vários modelos disponíveis no mercado, o que pode trazer certa dificuldade na hora de escolher a opção ideal.

É por isso que nesse artigo ajudaremos você a escolher o cooktop ideal para sua cozinha. Também vamos falar sobre o teste de cooktops realizado pela PROTESTE, que visa descobrir qual é o melhor modelo para o consumidor. Acompanhe nosso conteúdo até o final para não perder nenhuma dica importante!

reclame

O que é um fogão cooktop?

O cooktop é um fogão que conta apenas com as bocas, podendo ser de 1 até 6 bocas. Esse eletrodoméstico pode ser feito de diferentes materiais também, como vidro temperado e inox, por exemplo. É um produto moderno, prático e com um design mais sofisticado

Mas a sua principal característica é não ter a parte inferior, onde geralmente fica o forno no fogão tradicional. Portanto, em uma comparação entre esses dois modelos, o cooktop se torna mais compacto, pois não possui forno, enquanto que o eletrodoméstico tradicional é mais completo. 

Principais tipos de fogão cooktop

Assim como o fogão tradicional, o cooktop também é dividido entre seus diferentes tipos. Veja a seguir quais são essas opções de cooktop oferecidas pelo mercado.

Cooktop à gás

O cooktop à gás é aquele que precisa de GLP ou GN para funcionar, mais conhecido como gás de cozinha. Para o GLP, o eletrodoméstico é conectado a um botijão de gás por uma mangueira e produz chamas que são utilizadas para cozinhar. 

Em alguns casos, o gás é encanado (GN), mas o processo de funcionamento é o mesmo. 

Cooktop elétrico

Já o cooktop elétrico é aquele que utiliza energia elétrica para aquecer. Ele não precisa de gás e nem produz chamas. O aquecimento é realizado a partir de uma resistência que esquenta com a eletricidade. 

Cooktop por indução

O cooktop por indução também é elétrico, então não precisa de gás, mas funciona apenas quando há o contato da panela. Para isso, o utensílio deve ser de ferro fundido, aço ou fundo triplo. Quando ele é retirado, a boca do fogão resfria rapidamente e reduz o risco de alguém se queimar. Também é válido mencionar que esse tipo de cooktop é mais inteligente, pois o usuário possui um maior controle da temperatura.

Cooktop por indução

Tipos de acabamento

Os cooktops também podem ser divididos pelo acabamento. Trouxemos os principais tipos de acabamento utilizados nos fogões cooktops para você conhecer. Eles são:

  • Vidro – Esse é o acabamento mais encontrado nos cooktops, sendo bastante sofisticado e fácil de limpar. O material é resistente contra choques térmicos e altas temperaturas;
  • Inox – O inox é outro acabamento encontrado em cooktops que oferece um design mais industrial e também moderno. Ele possui alta resistência e está mais próximo dos fogões tradicionais;
  • Vitrocerâmico – Outro material utilizado é o vitrocerâmico, que tem superfície de vidro, mas não possui grades e bocas. O design é moderno e o controle do fogão é, na maioria das vezes, digital.

Dica: Saiba qual é o melhor micro-ondas do mercado

Confira como o teste dos cooktops foi realizado

Agora que você já sabe as principais características de um cooktop. Veja a seguir como o nosso teste foi realizado para descobrir qual é o melhor cooktop dentre todos os critérios analisados.

Segurança

Um dos principais critérios utilizados para avaliar os diferentes tipos de cooktops e marcas disponíveis no mercado é o de segurança. Por isso, foram avaliados os riscos de incêndio, de vazamento de gás e de monóxido de carbono acima do permitido pela norma, entre outros.

Manual de instruções

Também foi avaliado o manual de instruções dos diferentes modelos testados pela PROTESTE. Afinal de contas, eles devem instruir o consumidor da melhor forma possível para garantir um bom uso e a segurança de todos.

banner

Facilidade de uso

Outro critério utilizado foi a facilidade de uso, já que o cooktop precisa ser um eletrodoméstico de fácil utilização no dia a dia das pessoas que buscam praticidade e eficiência.

Garantia

Também consideramos a garantia dos produtos fornecidos pelas marcas. O Código de Defesa do Consumidor garante o prazo de 90 dias para troca ou reembolso em caso de defeitos de fabricação ou avarias para produtos duráveis. Mas a maioria das marcas oferecem até um ano de garantia para defeitos.

Rendimento

Outro critério avaliado foi o rendimento. Sabemos que para o consumidor é importante ter um produto que seja bonito, moderno, inteligente e, também, econômico. Por isso, analisamos o consumo de gás dos eletrodomésticos selecionados pela associação. 

Aquecimento da água

A PROTESTE também realizou o teste com aquecimento da água em cada um dos modelos para saber qual opção aquece com mais rapidez e também qual gasta menos gás para isso. 

Dica: Churrasqueira elétrica: como escolher e usar o eletrodoméstico?

Melhor modelo de cooktop: escolha certa PROTESTE

Considerando todos esses critérios de avaliação no último teste realizado, a PROTESTE chegou a conclusão de que quase todos os modelos se saíram bem na maioria dos critérios e são boas escolhas para o consumidor que deseja modernizar a cozinha com a aquisição de um cooktop.

Você pode conferir mais detalhes sobre nossa avaliação e o resultado do teste com cooktop na Revista Proteste, tornando-se um associado

Dicas para usar melhor o seu cooktop

Agora que você já sabe como escolher o seu cooktop, vamos às dicas de como usar melhor esse eletrodoméstico que trará modernidade para sua cozinha. 

Use panelas adequadas

A primeira dica para usar um cooktop corretamente é utilizar as panelas adequadas ao eletrodoméstico. Modelos por indução, por exemplo, precisam de panelas que possuem um fundo próprio para esse tipo de aquecimento, o que explicamos no início do texto. Por isso, antes de adquirir este modelo verifique se suas panelas têm estas características. Caso contrário, terá que fazer mais este investimento.

Instale o cooktop no local adequado

Outra dica importante é que o cooktop deve ser instalado em local adequado. Por ser um eletrodoméstico mais compacto, ele pode ser colocado sobre bancadas de pedras naturais, bancadas com porcelanato e até de móveis planejados. 

Mas tenha o cuidado de não instalar o eletrodoméstico em locais que possam representar algum risco. Verifique se o material do espaço escolhido é resistente ao calor.

Guia direitos do consumidor

Verifique a compatibilidade da tensão elétrica

No caso de cooktops elétricos ou com acendimento automático, certifique-se de que a tensão elétrica é compatível com o eletrodoméstico adquirido. A maioria dos modelos são bivolts, mas você deve conferir essa informação antes de realizar a instalação.

Limpe o cooktop da forma correta

Outro cuidado importante é realizar a limpeza do cooktop de forma adequada. O ideal é que você consulte o manual de instruções para saber como o fabricante orienta o consumidor sobre a higienização do eletrodoméstico

Economize com o plugin Mais Barato PROTESTE

Desenvolvemos o plugin Mais Barato PROTESTE para ajudar você a encontrar o produto mais barato da internet. Ao navegar em lojas virtuais e clicar em um produto, o plugin abre automaticamente uma barra com as lojas que oferecem o mesmo item por um preço menor. 

O consumidor também consegue estipular um limite de preço para receber um alerta quando o produto alcançar o valor desejado. Além disso, é possível ver as variações a partir do histórico de preços do item. 

Aproveite a oportunidade e escolha o seu cooktop com o menor preço possível. A PROTESTE está sempre presente na vida do consumidor, da escolha do produto até a pesquisa de preços.

Saiba quais são seus direitos na compra on-line:

Dica: 10 dicas para comprar celular barato com segurança na internet

Confira outros serviços PROTESTE

Veja nossos testes comparativos com diferentes produtos das principais marcas do mercado, os especialistas PROTESTE testaram de eletrônicos a itens alimentícios. Os resultados são compartilhados para ajudar você na escolha do melhor item de acordo com suas necessidades. 

Acesse a plataforma Reclame para enviar uma reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A sua mensagem é enviada diretamente para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados têm o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Gostou das nossas dicas sobre o cooktop? Continue no SeuDireito para ver outras explicações sobre diferentes produtos e para conhecer os seus direitos como consumidor. Visite o MinhaSaúde e o ConectaJá para ficar por dentro das novidades sobre saúde e tecnologia.

A maior associação de consumidores da América Latina acredita que a informação é um dos pilares essenciais para melhorar as relações de consumo. Por isso, nós desenvolvemos vários conteúdos informativos para ajudar você a melhorar suas escolhas.

Quer saber os resultados de outros produtos? SEJA ASSOCIADO arrow_right_alt