Consumidor está mais consciente de seus direitos

Consumidor está mais consciente de seus direitos

Em 2020, o Código de Defesa do Consumidor completou 30 anos; nesse período, as relações de consumo se tornaram mais justas.

O trabalho desenvolvido pelas organizações que atuam na defesa dos direitos dos consumidores, como a PROTESTE, foi fundamental para promover maior conscientização. Há 30 anos, quando o Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi criado, as relações de consumo eram muito diferentes e nem sempre justas.

A orientação e intermediação de disputas foi um trabalho importante da PROTESTE, associação fundada em 2001. Para a organização, os problemas de consumo devem ser negociados entre as partes. “Hoje, as empresas que se destacam são as que vão além do CDC e promovem boas experiências de compra. A regulação deve ser entendida como um padrão mínimo aceitável em um determinado mercado ou sociedade”, disse Henrique Lian, diretor de Relações Institucionais da PROTESTE, em uma matéria que registrou os 30 anos do Código.

Ao longo do segundo semestre do ano, este foi um dos grandes destaques das publicações da PROTESTE, com matérias esclarecendo dúvidas de consumo, resoluções de conflitos, tendências, como o consumo sustentável, e até novas regras para o e-commerce, que se apresenta como uma tendência sem volta. Confira!

Dúvidas sobre consumo

Direito de arrependimento, venda casada, ter uma conta sem taxas ou garantia de produtos? Essas foram algumas das dúvidas esclarecidas em uma matéria citando os principais questionamentos dos consumidores acerca de seus direitos.

Em uma live sobre o mesmo tema, Juliana Moya, especialista da PROTESTE, também esclareceu outras dúvidas. “Há alguns anos, os consumidores sequer sabiam a validade dos produtos, os ingredientes dos itens alimentícios ou a presença de determinadas substâncias, capazes de causar alergias e intolerâncias, por exemplo”, disse ela na ocasião. O texto completo pode ser conferido também em nossa página

Casos solucionados

Com a orientação e intervenção do Reclame, vários problemas de consumidores foram solucionados com sucesso. Veja alguns exemplos:

  • o consumidor comprou um smartphone on-line, para retirada em loja física, mas o produto não estava disponível e as parcelas continuaram a ser debitadas. Confira como o caso foi resolvido;
  • uma situação de venda casada também foi resolvida pelo Reclame, veja os detalhes aqui;
  • o reembolso de produto não entregue também aconteceu com a intervenção do Reclame, confira!

Compras, e-commerce e trocas

As promoções maquiadas para a Black Friday também foram um alerta feito pela PROTESTE neste ano, que acompanhou ao longo de vários meses os preços dos produtos e suas variações, indicando as melhores oportunidades de compra em um relatório exclusivo

Além disso, a organização ainda deu dicas de compras on-line com segurança, discutiu as transformações do perfil do consumidor, que, com a pandemia passou a utilizar mais os canais digitais e valorizar a sustentabilidade. As mudanças necessárias nos canais de e-commerce, para atender às novas necessidades de consumo e preservar a privacidade de dados foram debatidas em diversas ocasiões, como durante o Fórum Euroconsumers 2020, que falou também sobre a importância da harmonização das leis de consumo.

Trocas de produtos em compras presenciais ou on-line, tanto após a Black Friday quanto na época de Natal também estão na pauta da organização, assim como o suporte para a escolha dos melhores preços, por meio da ferramenta Mais Barato PROTESTE

Não consegue resolver seu problema de consumo? A PROTESTE pode te ajudar! RECLAME AGORA arrow_right_alt