Como saber se um conteúdo da internet é publicidade? Veja dicas
Falta de sinalização em conteúdo pago confunde o consumidor e infringe normas
A presença de anúncios disfarçados nas redes sociais tem levantado preocupações sobre a transparência na relação entre influenciadores, marcas e consumidores. Entender como identificar conteúdo patrocinado é essencial para garantir escolhas conscientes e proteger seus direitos.
Sinalizações que todo consumidor deve observar
Para saber se um conteúdo nas redes sociais é uma publicidade, observe se há sinalização clara com termos como “#publi”, “#ad” ou “parceria paga”. Para identificar uma publicidade, procure por uma sinalização visível e de fácil compreensão que informe sobre a relação comercial entre o criador de conteúdo e a marca. O objetivo é evitar que o consumidor confunda opinião pessoal com promoção paga.
Para identificar publicidade em vídeos, procure por um aviso textual ou verbal logo no início. Em postagens escritas, a sinalização costuma aparecer no início da legenda ou logo após a descrição do conteúdo. Isso permite que o público saiba, desde o primeiro momento, que aquele conteúdo tem natureza comercial.
Plataformas como Instagram, YouTube e TikTok já oferecem ferramentas específicas para facilitar essa transparência. No Instagram, é possível marcar posts com o aviso “parceria paga”. No YouTube, os criadores podem ativar a opção de “conteúdo promocional” e, no TikTok, há rótulos automáticos para identificar posts patrocinados.
O que fazer ao identificar publicidade não sinalizada
Se você encontrar conteúdos pagos sem a devida sinalização, saiba que pode denunciar. Órgãos como o Procon e o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) investigam e punem práticas enganosas. A publicidade oculta fere o Código de Defesa do Consumidor e pode acarretar penalidades às empresas envolvidas.
Quer saber mais sobe o assunto? Leia a matéria completa da Proteste.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.