Como planejar férias com segurança em tempos de Covid?

Como planejar férias com segurança em tempos de Covid?

Dá para viajar de avião ou ônibus? É seguro se hospedar em um hotel? Como programar as atrações no destino? Veja as dicas da PROTESTE para curtir as férias sem riscos!

Vamos falar a verdade: viajar enquanto ainda não há segurança em relação ao novo coronavírus não é a melhor coisa do mundo. Mas, e quem já tinha uma viagem planejada (para um local onde não existe restrição de fronteira) e não cancelou? E quem quer apenas passar alguns dias tranquilos em um hotel-fazenda no interior de sua cidade?

Na verdade, seguro mesmo é manter o distanciamento social e permanecer em casa, usando máscara sempre que sair. Porém, se mesmo assim você pretende dar aquela escapadinha para uns dias de folga em outro lugar, confira as nossas dicas para manter a segurança!

Deixe as viagens internacionais para depois

A menos que ela seja inadiável (um compromisso de trabalho ou uma urgência familiar, por exemplo), vale a pena renegociar e marcar outra data futura, para não correr riscos.

Mesmo em viagens nacionais, o risco ainda é grande, embora a pessoa permaneça menos tempo dentro da aeronave, o que facilita algumas decisões, como não retirar a máscara e evitar o uso de sanitários.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe “risco zero”. No caso de viagens internacionais, a entidade sugere analisar, com cautela, se a epidemia está controlada no país de destino e se o sistema de saúde local tem capacidade para atender a um ressurgimento da Covid-19. 

Viagens nacionais também pedem cautela

Você tem uma casa em outra cidade e vai viajar de carro, apenas com sua família, e não se expor a aglomerações? Então, não há problema – a menos que existam barreiras sanitárias na cidade de destino.

Porém, se a viagem for de avião ou ônibus e a hospedagem em hotel, adote algumas precauções. Confira!

1. Deslocamento

Se o destino for próximo, procure uma alternativa de locomoção. Embora as aeronaves representem um risco pequeno de contágio, em razão de um eficiente sistema de filtragem do ar, que captura 99% das partículas, você pode se sentar muito próximo de alguém contaminado.

Caso, mesmo assim, sua opção seja a viagem aérea, confira as dicas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que considera o avião mais seguro do que o ônibus, especialmente em viagens mais longas.

Dentre as orientações da Anac estão:

  • uso obrigatório de máscara durante toda a viagem;
  • fazer o check-in pela internet. Em caso de impossibilidade, no aeroporto, as regras de distanciamento social devem ser respeitadas;
  • sempre utilizar o álcool em gel, lembrando que na bagagem de mão existe restrição ao volume da embalagem (500 ml para voos nacionais e 100 ml para internacionais);
  • ter paciência no embarque e desembarque, pois o distanciamento, nesse momento, é essencial.

Quando a viagem precisa ser feita de ônibus, os cuidados devem ser os mesmos: máscara o tempo todo, uso de álcool em gel, evitar aglomerações, tanto no embarque quanto no desembarque, além de tomar banho e trocar toda a roupa assim que chegar ao destino.

2. Verifique o sistema de saúde local

Antes de sair de casa, certifique-se de que, caso ocorra algum problema, o sistema de saúde local esteja operando de forma adequada, sem restrições. Além disso, confira a cobertura de seu seguro-viagem.

3. Confira os cuidados ao escolher onde se hospedar

Ao decidir em qual hotel ou pousada ficar, procure se informar sobre os cuidados que o estabelecimento está tomando para evitar aglomerações e com a higiene do quarto e áreas comunitárias. Uma dica é consultar a avaliação de outros usuários nos sites de reserva.

Vale conferir se o estabelecimento está trabalhando com uma lotação reduzida no número de quartos e se oferece álcool em gel 70% em diferentes ambientes.

Importante destacar que o setor hoteleiro, ao menos no Brasil, adotou novos protocolos de higiene, com reforço na limpeza, redução do número de hóspedes e reorganização das áreas comuns e de lazer, para preservar o distanciamento social.

Para ter certeza de que o local é seguro, certifique-se de que:

  • o uso de máscaras é obrigatório;
  • há vários locais com álcool em gel disponível;
  • superfícies, corrimões e maçanetas estão sendo higienizados com frequência;
  • o check-in e check-out podem ser feitos de forma on-line ou, caso seja necessária a interação com o profissional responsável, este esteja devidamente protegido;
  • áreas comuns, como restaurante, preservam o distanciamento entre as mesas e evitam o uso de sistemas self-service. Talheres e guardanapos são higienizados individualmente;
  • a arrumação diária dos quartos não é obrigatória. Vale mais a pena apenas pedir para trocar toalhas e repor insumos como sabonetes e papel higiênico do que permitir a entrada dos funcionários no ambiente em que sua família está.

4. Prefira atrações ao ar livre

Enquanto ainda houver pandemia, o destino escolhido para as férias deve ser muito bem pensado. Prefira lugares nos quais o grande atrativo esteja em áreas arejadas e com atrações que não concentrem grandes quantidades de visitantes.

Vários destinos nacionais foram reabertos, mas é importante lembrar que na alta temporada pode haver lotação, o que aumenta ainda mais o risco. Ou seja, mesmo que resolva visitar algum deles, as medidas preventivas (uso de máscara e higienização frequente das mãos e do ambiente) devem ser mantidas.

 

Com o retorno das atividades comerciais, é hora de ter mais atenção aos seus direitos. Se tiver problemas, a PROTESTE pode te ajudar! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt