CNH social e motociclista protegido: veja programas lançados no Piauí
O Governo do Piauí busca oferecer oportunidades de mobilidade e segurança para jovens e adultos
O Governo do Piauí lançou hoje, dia 31 de março, os programas CNH Social e Motociclista Protegido, uma iniciativa que visa promover um trânsito mais seguro e acessível no estado. Com a coordenação do Detran, Seduc e Seplan, o programa busca oferecer 10 mil CNHs e 10 mil capacetes gratuitos anualmente, beneficiando alunos da rede estadual de ensino em municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito.
Índice:
Ampliando o acesso à CNH
O programa CNH Social tem como objetivo principal reduzir o número de acidentes de trânsito no Piauí, oferecendo a oportunidade para que jovens e adultos de baixa renda obtenham a Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita. A meta é distribuir 60 mil CNHs até 2030 e expandir a municipalização do trânsito no estado.
Quem pode participar?
Alunos do Ensino Médio da Rede Estadual e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem ser contemplados com o programa. Para a CNH gratuita na categoria A (motocicletas), é necessário:
- Ter no mínimo 18 anos
- Estar matriculado em instituições de ensino da rede pública estadual
- Residir em municípios do Piauí que integram o Sistema Nacional de Trânsito
Além da distribuição de CNHs e capacetes, o programa CNH Social inclui um conjunto de ações educativas para promover a conscientização sobre a segurança no trânsito. Os participantes terão acesso a cursos de formação e capacitação, contribuindo para a mudança da cultura de trânsito no Piauí.
Motociclista protegido e mais segurança
O programa Motociclista Protegido complementa o CNH Social, oferecendo capacetes gratuitos para os beneficiários. Essa iniciativa visa garantir a segurança dos motociclistas, um grupo vulnerável no trânsito, e reduzir o número de acidentes envolvendo motos no estado.
Os programas CNH Social e Motociclista Protegido representam um passo importante para a construção de um trânsito mais seguro e inclusivo no Piauí. As informações são do Governo do Piaui.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.