CNH Popular: como vai funcionar a carteira nacional de habilitação gratuita?

CNH Popular: como vai funcionar a carteira nacional de habilitação gratuita?

As pessoas selecionadas terão acesso a todo o processo, incluindo aulas e exames

Nesta segunda-feira (23), será lançado um programa que beneficiará 25 mil residentes do Ceará, que poderão obter de forma gratuita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As pessoas selecionadas terão acesso a todo o processo, incluindo aulas e exames. Além disso, aqueles que receberem a CNH na categoria A, que permite conduzir motocicletas, também receberão um capacete, conforme anunciado pelo governo do estado. As informações são do G1.

O programa abrangerá todos os municípios do estado, com 5 mil carteiras destinadas a Fortaleza e 20 mil distribuídas nas demais cidades. A solicitação estará disponível no site do Detran a partir das 9h15 e as inscrições seguirão um critério de distribuição proporcional entre os 184 municípios, e a janela de solicitação permanecerá aberta até atingir o limite de 25 mil pedidos.

O programa é direcionado, principalmente, para pessoas de baixa renda que enfrentam dificuldades para arcar com os custos do documento. Entre os beneficiados estão os beneficiários do Programa Bolsa Família, pessoas com deficiência e ex-detentos. Os requisitos para receber a CNH gratuita incluem a idade mínima de 18 anos e o cumprimento dos critérios padrão para obtenção da habilitação.

Para solicitar o programa, é preciso uma identidade com foto, CPF, comprovante de residência ou declaração de residência, declaração médica e declaração de egressão do sistema penitenciário.

O programa CNH Popular atenderá moradores de todas as 184 cidades do Ceará, inicialmente focando nas localidades com departamentos de trânsito municipais já estabelecidos.