Cidades de Santos e Rio de Janeiro estarão submersas até meados do século
No Rio de Janeiro, o cenário mais pessimista prevê uma elevação do mar em 20 cm até meados do século e 48 cm até 2100
Até meados do século, 5% das cidades de Santos e do Rio de Janeiro estarão submersas devido ao aumento do nível do mar, conforme revelado por um projeto envolvendo o Programa da ONU para o Desenvolvimento e agências especializadas. As informações são do portal UOL.
Publicado às vésperas da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, o estudo aponta que o impacto das elevações de temperatura nas inundações costeiras aumentará cinco vezes ao longo deste século, colocando mais de 70 milhões de pessoas em risco.
No Rio de Janeiro, o cenário mais pessimista prevê uma elevação do mar em 20 cm até meados do século e 48 cm até 2100. Para Belém, as projeções indicam 21,6 cm e 49 cm, respectivamente. Já São Luís e Fortaleza têm uma estimativa de elevação do nível do mar em 50 cm até o final do século.
A América Latina, o Caribe, o Pacífico e os pequenos estados insulares em desenvolvimento estão na vanguarda, enfrentando uma projeção de perda significativa de terras e infraestrutura essencial devido a inundações permanentes.
Segundo o levantamento, até 2100, seguindo as atuais emissões, a exposição dobrará para a terra ocupada por 10% da população dessas áreas costeiras densamente povoadas. Até 2050, projeções indicam que centenas de cidades costeiras altamente populosas estarão expostas a um maior risco de inundação, incluindo terras que abrigam cerca de 5% da população de cidades como Santos, Cotonou no Benin e Calcutá na Índia.
A extensão das inundações costeiras aumentou nas últimas duas décadas devido ao aumento do nível do mar, resultando em mais 14 milhões de pessoas vivendo em comunidades costeiras com uma chance anual de 1 em 20 de inundação.
O estudo, realizado pela agência da ONU em conjunto com o Climate Impact Lab, detalha esse aumento significativo na vulnerabilidade a danos causados por enchentes ao longo das densamente povoadas costas do mundo.