Churrasqueira elétrica: como escolher e usar o eletrodoméstico?

Churrasqueira elétrica: como escolher e usar o eletrodoméstico?

O consumidor precisa ficar atento às características das churrasqueiras elétricas disponíveis no mercado

A modernidade surgiu para revolucionar a forma como se vive e se realizam ações na sociedade. São muitas as criações para facilitar a vida das pessoas. Uma delas é a churrasqueira elétrica, um eletrodoméstico que vem sendo cada vez mais procurado nas lojas devido à sua praticidade de fazer churrasco em qualquer lugar, pois é bem fácil de deslocar de um local para o outro.

Já passou o tempo em que o churrasco era feito apenas em casas com quintais. Agora, é possível fazer na varanda do seu apartamento ou em qualquer outro lugar que caiba a churrasqueira elétrica.

reclame

Mas será que ela é uma opção melhor do que a churrasqueira de carvão ou a gás? Confira o artigo da PROTESTE com os principais pontos sobre esse eletrodoméstico, além de algumas dicas de como escolher a melhor opção e conservá-lo por mais tempo.

Como escolher uma churrasqueira elétrica?

A churrasqueira elétrica é uma ótima opção para aquelas pessoas que têm pouco espaço disponível para o preparo de carnes, pois para usar o equipamento basta arranjar um pequeno local, sem precisar de muita saída de ar porque não emite fumaça.  

No entanto, nem todas as opções do mercado são boas escolhas. Algumas podem fazer com que você saia no prejuízo, se não for bem inspecionada antes da compra

Confira algumas dicas para escolher o modelo ideal:

Material 

Na hora de avaliar as opções, veja quais churrasqueiras apresentam um bom material, pois isso vai influenciar no preparo das carnes e na longevidade do eletrodoméstico. Aço inox ou metal são boas recomendações. 

Dica: Saiba quando o consumidor sofre danos morais

Tamanho

O tamanho também é importante, já que comprar um modelo com grandes dimensões ou com grelhas desproporcionais vai gerar bem mais trabalho do que as menores. Lembre-se que a qualidade do churrasco depende do tamanho e das técnicas de cozimento dos alimentos. Opte por aquelas que tenham um pedestal, caso você precise utilizá-la em uma varanda.

Tensão elétrica

É importante prestar atenção nesse fator para certificar se a tomada da sua casa ou do local onde o eletrodoméstico vai ser colocado é compatível com a voltagem. A análise é importante para não queimar o aparelho ou ele funcionar com baixa capacidade. 

Utilidade

Compre uma churrasqueira elétrica que seja útil em todos os sentidos, desde a facilidade para carregar até a limpeza. Dê preferência aos modelos que permitem o uso de acessórios no aparelho, como tampas e espetos.

Vale avaliar se o modelo possui regulagem de temperatura, pois isso influencia não só no tempo de preparo como no ressecamento do alimento.

Elevação da grade

Prefira as churrasqueiras elétricas que tenham grelhas móveis, pois elas permitem que você controle a qualidade do seu assado. Aquelas que também possuem sua resistência removível sem a necessidade de ferramenta, farão a diferença na compra, principalmente na hora de limpar.

Certificação Inmetro

Todos os modelos de churrasqueira elétrica devem ter o selo do Inmetro. Isso é obrigatório e significa que os modelos passam por testes periódicos, aumentando a confiança de que são seguros.  

banner

Como limpar uma churrasqueira elétrica?

Para o eletrodoméstico continuar funcionando da maneira correta e ter uma boa durabilidade, é importante fazer uma limpeza sempre após usá-lo. Algumas dicas ajudam no processo.

Separe água, detergente, bicarbonato de sódio, esponja e pano seco. Para iniciar o processo, retire a churrasqueira elétrica da tomada para não dar um curto-circuito ou levar choque. Antes de começar a lavar com água, pegue uma espátula e arranque os restos de carne ou outros alimentos da grelha. Faça isso ainda quando estiver um pouco quente, já que eles estão moles e fáceis de sair. 

Depois, retire o recipiente acumulador de gordura na parte inferior e lave-o. Quando esfriar, remova a grelha e a resistência (caso seja possível), e coloque a grelha de molho com água e detergente. O mesmo com a resistência, mas ao invés de deixar na água, você apenas pega uma esponja e passa ao redor de toda superfície.

Feito tudo isso, passe um pano seco em todas as partes para depois guardar o eletrodoméstico.

Lembrem-se que a parte que conecta a resistência à churrasqueira não pode ser lavada

Seguindo esses passos, sua churrasqueira elétrica terá muitos anos de vida e deixará seu churrasco sempre suculento.

Como guardar uma churrasqueira elétrica?

Para as mais compactas, o ideal é guardar dentro da própria caixa que veio, tomando sempre cuidado para não danificar o cabo de energia. Para as maiores, o ideal é colocar capas especiais e guardar em áreas cobertas, pois produtos elétricos não podem tomar chuva, além disso ficam protegidos do vento e da corrosão.

Como economizar energia com a churrasqueira elétrica 

Um dos pontos que mais preocupam as pessoas na hora de comprar a churrasqueira elétrica é o uso de energia elétrica.

Diferente dos outros modelos existentes, que serão retratados no próximo tópico, a churrasqueira elétrica, quando não utilizada da melhor forma, pode consumir bastante energia da sua casa. Já que as confraternizações com churrasco normalmente duram uma tarde inteira. 

Além do modelo que você escolher de acordo com seus objetivos, outros fatores podem influenciar na economia de energia: o preparo das carnes. Confira algumas dicas para economizar:

Descongele a carne 

Antes de iniciar o churrasco, a carne precisa estar completamente descongelada, principalmente no meio. Separe a quantidade que vai utilizar e deixe descongelar na geladeira. Não use micro-ondas, nem água e nem o sol, pois isso impacta na qualidade da carne. 

Esse processo dela já ir para o aparelho descongelada vai fazer com que asse mais rápido e gaste menos energia elétrica

Dica: Renegociar dívida: saiba os seus direitos

Utilize o centro da churrasqueira 

Posicione as carnes e linguiças na parte central da churrasqueira, pois é mais perto da resistência. Isso vai fazer com que as peças assem mais rápido e economizem tempo. 

Mas fique atento ao preparo para não deixar torrar.

Cortes finos 

Fazer cortes finos e pequenos agilizam o preparo, gastando menos energia. Sempre opte por essa técnica para ter um churrasco mais gostoso, rápido e com menos custo.

Churrasqueira elétrica, a gás ou de carvão

A grande dúvida dos consumidores surge em qual tipo de churrasqueira escolher. Será que a elétrica é a que vale mais a pena? Dependendo do objetivo, ela é a mais prática, mas os modelos a gás e com carvão também deixam seu churrasco de dar água na boca. 

Veja uma lista com os principais prós e contras de cada modelo:

Carvão

Prós

  • A carne tem um sabor específico;
  • O mercado oferece muitos tamanhos, podendo inclusive preparar grandes alimentos como costela bovina, pernil de carneiro etc.

Contra

  •  Muita fumaça;
  •  Demora mais a acender a churrasqueira porque precisa fazer o carvão pegar fogo;
  •  Não é permitida em muitos apartamentos, sendo mais indicada para espaços abertos;
  •  Não é muito prática para deslocamento.

A gás

Prós

  • Quase não solta fumaça;
  • Servem para apartamentos.

Contra:

  • Não é muito prática, pois a maioria é de embutir;
  • São mais caras;
  • Nem todo lugar é possível de utilizar, pois é preciso de gás para acender.

Guia do consumidor

Elétrica

Prós:

  • Fácil de deslocar;
  • Praticidade de usar em apartamentos;
  • Não solta fumaça;
  • Basta ter uma tomada para usar;
  • São mais compactas.

Contra:

  • Normalmente, esses modelos são menores e levam mais tempo para preparar grandes quantidades de churrasco;
  • Consomem muita energia.

Dica: Inflação e preços abusivos: o que diz o CDC?

Escolha a churrasqueira elétrica ideal com as dicas da PROTESTE

A churrasqueira elétrica é um eletrodoméstico que surgiu para facilitar a vida das pessoas, permitindo fazer churrasco ou assar outras comidas em qualquer lugar. O equipamento tornou-se uma alternativa para o consumidor que busca praticidade e qualidade.

No entanto, nem todos os modelos são recomendados, alguns podem dar mais prejuízo se não avaliados previamente de acordo com as dicas compartilhadas no artigo. Veja o vídeo da PROTESTE com outras dicas de como usar o eletrodoméstico:

Torne-se um associado e tenha acesso ao resultado do teste comparativo com os principais modelos de churrasqueira elétrica do mercado. As análises levaram em consideração diversas características que contribuem para o bom aproveitamento do eletrodoméstico, com segurança, praticidade e eficiência.

Nossos especialistas realizam diversos testes comparativos com vários produtos que fazem parte do dia a dia do consumidor, de eletrônicos a itens alimentícios. As avaliações são realizadas em laboratórios credenciados por órgãos fiscalizadores e auxiliam na escolha do melhor item de acordo com seus objetivos e sua situação financeira. Aproveite para fazer a melhor escolha com base no custo-benefício. 

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, produz uma série de conteúdos com informações úteis para você ficar por dentro do universo da saúde, da tecnologia e dos direitos do consumidor. Nós acreditamos que a informação é um dos pilares para melhorar as relações de consumo e a qualidade de vida. 

Acesse nossos portais, respectivamente, MinhaSaúde, ConectaJá e SeuDireito. Eles estão repletos de conteúdos que ajudam nos mais diferentes aspectos do seu dia a dia.

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. A mensagem será encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados também têm o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7747.