Cartão clonado: saiba o que fazer e como se proteger

Cartão clonado: saiba o que fazer e como se proteger

Existem diferentes tipos de golpes. É preciso estar atento com os detalhes para não cair em uma armadilha

O cartão de crédito é uma das principais formas de pagamento de muitos consumidores. Seja pela praticidade, planejamento ou oportunidade de parcelar valores grandes. O cartão é uma boa solução para compras online também, mas armadilhas como a clonagem de cartões podem acontecer. Por isso, esteja atento. Saiba o que fazer caso passe por essa situação e como prevenir o cartão clonado. Confira!

Como funciona a clonagem de cartões

Existem várias maneiras de clonar o cartão, tanto pela internet quanto de forma presencial. Os criminosos transferem todos os dados de um cartão para outro, de forma clandestina. Assim, é possível fazer compras utilizando as informações da vítima. 

É possível clonar o cartão em sites e aplicativos de compras, como também em maquininhas fraudulentas, que duplicam os dados de pagamento do consumidor. Os cartões sem chip também podem ser clonados através de um leitor adulterado

Como descobrir se o cartão foi clonado?

A maioria das pessoas descobre que teve o cartão clonado com a chegada da fatura. A partir de compras que não são reconhecidas em estabelecimentos desconhecidos, principalmente em e-commerces e lojas online. O extrato bancário também pode denunciar retiradas estranhas em horários que você não estava utilizando o cartão.

No entanto, é possível descobrir uma compra ou saque desconhecido no momento exato em que acontece, com as notificações do seu banco ou da instituição financeira ativadas.

Em todos os casos, o consumidor deve ficar atento com o que acontece com o cartão de crédito ou débito e buscar informações assim que identificar algo estranho.

O que fazer ao descobrir que o cartão foi clonado?

Descobrir que o cartão foi clonado pode ser desesperador. Afinal, é um momento de insegurança, que pode estar acompanhado de desfalques de grandes valores. Ao descobrir o problema, a primeira pergunta que passa pela cabeça é “o que fazer?”. O primeiro passo, portanto, é não entrar em desespero. 

Assim que perceber a clonagem, o ideal é bloquear o cartão a partir do aplicativo ou até mesmo no caixa eletrônico. Depois do bloqueio, ligue para o banco ou instituição financeira responsável pelo cartão de crédito ou débito e comunique a clonagem, solicitando a contestação das compras ou saques irregulares. 

No caso dos cartões de crédito, será feito o bloqueio definitivo e a investigação dos dados da compra, identificando o horário e o estabelecimento. Você terá acesso a essas informações para conferir os dados, já que pode ter emprestado o cartão para alguém e não lembrar.

Feito o bloqueio, a instituição deverá analisar o pedido de contestação, devendo reembolsar o consumidor caso a clonagem tenha ocorrido por falha da mesma na segurança dos dados.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, CDC, as administradoras de cartão de crédito devem retirar a cobrança de valores contestados da fatura caso o pedido ocorra em até 10 dias antes do vencimento. Assim, poderá fazer uma análise e, se identificar que a clonagem se deu por descuido do consumidor, poderá relançar o valor posteriormente.

Em todo caso, quanto mais rápido você notificar a instituição, menos tempo o criminoso terá para fazer compras fraudulentas e mais cedo você solucionará o problema. Não deixe para depois.

Como contestar as compras fraudulentas?

Em alguns bancos e instituições financeiras, é possível fazer a contestação pelo aplicativo: basta clicar na compra e seguir os passos fornecidos pelo próprio app. Você também pode ligar para o SAC e comunicar o que aconteceu, pedindo a contestação da compra de forma direta. 

É importante que você tenha em mãos todos os dados necessários para comunicar a clonagem: RG, CPF, agência e conta e, se possível, número do cartão clonado. Isso agiliza o atendimento e torna o problema mais simples de ser solucionado.

É possível também que, para sua segurança, você tenha que informar alguns dados para confirmar sua identidade, como o nome da sua mãe, data de nascimento ou dia do vencimento da sua fatura. Esteja atento para fornecer essas informações também, caso solicitado.

Como prevenir a clonagem do cartão?

Infelizmente, a clonagem de cartões tem sido cada vez mais frequente e tornou-se um golpe comum. Porém, apesar de ser um evento inesperado, algumas atitudes podem contribuir para sua proteção contra esse crime e prevenir a clonagem do seu cartão, tornando seus dados mais seguros.

Você teve o cartão clonado? Saiba o que fazer

Você teve o cartão clonado? Saiba o que fazer (Foto: Freepik)

Caso você faça muitas compras online ou tenha contratado um serviço de assinatura com pagamento recorrente, o ideal é usar um cartão virtual. Ele é uma versão do seu cartão físico com numeração, data de validade e código de segurança diferentes. 

A grande vantagem é que o cartão virtual só pode ser usado online e uma única vez, o que protege seus dados.

Também é importante evitar senhas óbvias, como datas de aniversário. O indicado é utilizar uma combinação diferente para cada cartão, evitando sequências numéricas.

Nas compras online, desconfie de sites suspeitos, com url duvidosa, por exemplo, e lojas desconhecidas. Apague seus dados logo após a compra e não mantenha o cartão cadastrado no site. Promoções imperdíveis, com ofertas muito abaixo do valor de mercado, também são suspeitas e podem ajudar a identificar um golpe.

Em caso de compras físicas, é importante conferir o valor na maquininha antes de pagar e pedir o comprovante. Insira ou aproxime você mesmo o cartão, nunca entregue-o para que o vendedor efetue o pagamento. Esse simples hábito pode fazer toda a diferença e evitar fraudes.

Uma boa dica para evitar o cartão clonado é ativar as notificações do banco a cada compra ou operação. Assim, caso você seja vítima de algum golpe, é possível identificá-lo na mesma hora, o que dá mais tempo para proteger seus dados e entrar em contato com o banco ou a instituição financeira.

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É fundamental estar bem informado e saber o que fazer para se proteger contra golpes, como no caso da clonagem de cartões e em muitos outros. A PROTESTE está há 21 anos no Brasil ajudando você a ter relações de consumo mais seguras. 

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