Carnaval 2025: confira as tendências da folia
Marcas usam e abusam do carnaval para criar produtos novos ou colecionáveis e garantir a preferência dos consumidores foliões
Calor, folia, música boa, looks diferentões e… vendas! Não dá para negar que o Carnaval, além de uma festa super tradicional brasileira, é uma grande oportunidade para as marcas inovarem e reafirmarem seu posicionamento frente ao grande público. Funcionando, muitas vezes, como uma espécie de outdoor orgânico, diversas empresas aproveitam desta época do ano para colocarem novos produtos no mercado ou, então, trazerem opções gratuitas que vão ajudar a vida do folião e, claro, fazê-lo lembrar dela na hora de comprar.
E, ao que tudo indica, o feriado deste ano vai vir com tudo no comércio. O CDLRio (Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro) e o SindilojasRio (Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro) projetam crescimento de 2% nas vendas para o Carnaval de 2025, em comparação com 2024. Além disso, com a alta do dólar, a expectativa é de que o Brasil receba mais visitantes de outros países neste ano – dispostos a gastar, é claro.
Paula Sauer, professora de Economia da ESPM e especialista em Economia Comportamental explica que, além do comércio no geral, o Carnaval costuma movimentar diversas áreas da economia. “Para além do tradicional, como enfeites e fantasias, existe todo um pacote envolvido nas festividades do Carnaval, que vai desde pacotes de turismo para quem quer aproveitar a folia até opções para os que buscam sossego”, pontua.
Com o momento tão atrativo e propício, as grandes marcas costumam entrar em uma verdadeira corrida para alcançar o interesse – e o dinheiro – do público durante os dias de festa. Quem for para o carnaval de rua em São Paulo neste ano, por exemplo, já sabe o que esperar em termos de bebidas: mais uma vez, a Ambev fechou um contrato com a prefeitura da cidade como patrocinadora oficial do evento. Para isso, a marca desembolsou o valor de R$27,8 milhões, superando em mais de R$1 milhão o valor aportado no evento em 2024. Isso significa que, assim como no ano passado, os vendedores ambulantes oficiais, autorizados pelo governo, venderão apenas produtos da Ambev.
Em Belo Horizonte, cidade que vem ganhando destaque nos últimos anos pelo seu carnaval de rua, a patrocinadora oficial será a mesma. Na capital mineira, a Ambev desembolsou R$5,9 milhões para ser a marca oficial da festança. Além disso, a empresa ainda vai atuar como parceira do poder público na promoção do evento.
Por lá, além da produtora de bebidas, o carnaval ainda conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), que vai desembolsar R$500 mil.
Só pelo valor investido para receber o logo de patrocinadores oficiais do evento, já dá para ter uma noção de como o Carnaval movimenta o comércio em diversas cidades pelo Brasil. Não à toa, além do patrocínio oficial, as marcas aproveitam a época para se destacarem de alguma forma.
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Fazendo o mesmo, com uma carinha diferente
Além das licitações, patrocínios e autorizações, as grandes empresas aproveitam das festividades – que vão muito além dos dias do feriado, com o pré e pós carnaval – para lançar produtos exclusivos. Esse é o caso da Brahma, por exemplo. A marca de cervejas anunciou, pelo segundo ano consecutivo, uma linha de latas colecionáveis com designs que homenageiam cada uma das 12 escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro.
Como parte de uma parceria com a Rio Carnaval, neste ano, as latas chegam à Sapucaí e às prateleiras de redes de supermercados em novo tamanho, 473ml. As vendas para o público geral já começaram em janeiro de 2025.
A tendência de criar coleções específicas para o carnaval vai muito além do lado de fora, com embalagens diferentes e itens colecionáveis. Para aproveitar a época do ano, grandes lojas de roupa, como Riachuelo, Renner, C&A, entre outras, costumam entrar na folia com coleções específicas para o carnaval ou, ao menos, trazendo à frente opções de looks frescos e confortáveis, a fim de atrair o cliente que busca esse combo para poder aproveitar o carnaval de rua. Para as festas deste ano, essas grandes lojas de departamento já anunciaram sua coleção, cujas peças estão disponíveis tanto nos sites oficiais quanto nas lojas físicas.
Paula Sauer reforça a importância das marcas se posicionarem desta forma no carnaval, com produtos, coleções ou embalagens novas. “Essa é uma oportunidade de testar com um público variado, alcançando não apenas os consumidores habituais, mas também novos possíveis clientes, tanto locais quanto de outras regiões do país e do mundo. Vivemos, ainda, em um cenário onde tudo é registrado, filmado, fotografado e compartilhado nas mais diversas redes sociais. Assim, as empresas conseguem divulgar seus novos produtos em milhares de publicações, alcançando os quatro cantos do planeta. Além disso, caso o produto não atinja o volume de vendas esperado, ele pode ser reposicionado como uma linha específica para essa época do ano”, detalha.
As marcas estão apostando muito nas fantasia para os blocos de rua (Foto: Freepik)
A economia é criativa
O carnaval já é conhecido pela criatividade nas fantasias, coreografias, músicas, decorações, e na economia! Muito além do tradicional, essa época do ano movimenta diversos mercados.
“No que diz respeito a blocos e escolas de samba, diversos aspectos da economia criativa são movimentados, empregando costureiras, fomentando o comércio de recicláveis, além de escolas de dança para quem deseja se aventurar no samba, no frevo ou em outras modalidades. Escolas de música, profissionais de beleza e até profissionais de educação física também entram no circuito. Engana-se quem pensa que apenas o turismo e os setores de bebidas e alimentação ganham com o carnaval. Ambulantes, motoristas de aplicativo, profissionais de áudio e vídeo, entre outros setores, são fortemente impactados nessa época do ano”, cita Paula Sauer. Ou seja, é toda uma comunidade em volta da festança!
Até o cabelo vira acessório!
No final de 2024 uma tendência dos anos 90 e 2000 voltou com tudo entre os jovens: as piranhas de cabelo! Por mais básicas que possam parecer ser, as marcas mostraram que podem inovar e trouxeram piranhas de todos os modelos e formatos imagináveis: em formato de concha, flor, baleia, cisne, sereia e o que mais a criatividade permitir.
Além de trazer um brilho a mais, que é a cara do carnaval, as piranhas ainda garantem um conforto especial, por deixarem o cabelo em ordem e preso, minimizando os efeitos do calor nesta época do ano. Ou seja, elas são um acessório que você certamente verá muito se optar por pular o carnaval na rua e, até mesmo, nos sambódromos e festas privadas por aí!
Novidade na área
Muito além de envelopar produtos já conhecidos, para dar uma carinha de carnaval e alimentar o desejo colecionável do consumidor, várias marcas aproveitam desta época de grande consumo para anunciar produtos novos.
Neste ano, o carnaval brasileiro já tem algumas novidades anunciadas que estão sendo aguardadas ansiosamente pelos foliões. Este é o caso de duas bebidas alcoólicas novas, que chegaram no mercado recentemente e prometem ter seu grande “boom” no carnaval: a Xá de Cana e a Limonada Rosa.
Ambas as novidades vêm de Minas Gerais, estado que já é conhecido pelas suas inovações em bebidas atrativas para o carnaval – quem não se lembra da grande procura pelo “Xeque Mate” nos últimos anos?
A Xá de Cana consiste em uma bebida composta de uma mistura entre cachaça, caldo de cana e limão, com teor alcoólico de 7,9%. Ela já está disponível para venda em alguns pontos de compra específicos, mas promete conquistar o coração da galera nos carnavais de rua, principalmente em Minas Gerais.
Já a Limonada Rosa é uma novidade pensada exclusivamente para o carnaval deste ano. Criada pela marca de bebidas fermentadas Lambe Lambe, ela combina framboesa, limão verde, limão siciliano, morango e hibiscus, com um teor alcoólico de 6%. A bebida será lançada oficialmente no dia 8 de fevereiro, durante o desfile do bloco Orquestra Popular Terno do Binga, em Belo Horizonte, e estará disponível em pontos de venda a partir desta data. A marca promete produzir 1,5 milhão de latas para a data festiva e, além de Belo Horizonte, irá expandir suas operações para São Paulo e Rio de Janeiro, onde 500 mil latas serão destinadas a blocos independentes.
Grandes marcas como iFood e Zé Delivery, responsável pela entrega de comidas e bebidas, ainda não anunciaram sua campanha oficial para o carnaval 2025. Procuradas pela PROTESTE, as marcas também não deram um parecer sobre as novidades que pretendem trazer para os foliões deste ano. Independente das grandes mudanças, é fato que podemos esperar a presença dessas empresas nos grandes carnavais de rua espalhados pelo Brasil, com brindes exclusivos e alguns descontos, como costumam fazer anualmente.
Leques são a nova tendência!
Depois de sofrerem com fantasias quentes e exageradas, as grandes tendências para o carnaval 2025 estão apostando no conforto. Além das piranhas decoradas e super úteis, os foliões deste ano também verão muitos leques pela rua. O acessório foi fortemente apropriado pelo público LGBT no ano passado e já mostrou que veio para ficar. Além de trazer cores, que é a cara do carnaval, ele garante um frescor a mais – necessário nesta época do ano – e ainda consegue virar um amigo da música, com as batidas sincronizadas.
A prova de que esse acessório vem com força no carnaval é que grandes marcas se apropriaram dele. Neste ano, é possível comprar um leque todo estilizado, com a cara do carnaval, na Renner, por exemplo.
Utilidade é a alma do negócio
Ano após ano, grandes marcas apostam em ideias simples, porém úteis, para o carnaval. Esse é o caso do iFood, por exemplo, que tem um produto que já virou tradição: a clássica viseira, que é distribuída por comerciantes e alguns representantes da marca nos mais variados blocos espalhados pelo Brasil.
A marca também já apostou em doar pochetes, assim como o KitKat, que são super úteis para guardar os itens pessoais com segurança nos dias de folia. É comum vermos, também, algumas marcas distribuindo espécies de leques de papel, para ajudar no calor.
A iniciativa de usar a empresa para benefício do folião foi tão longe que, no ano passado, a Brahma chegou a doar celulares para o público. A ideia do telefone descartável era ajudar a evitar roubos. O celular contava com uma interface simples, com ícones grandes, uma câmera de 8 megapixels, sistema operacional Android, GPS integrado, aplicativo de transporte e suporte para ligações e mensagens SMS. A distribuição dos celulares foi feita de forma presencial, em algumas cidades, antes do carnaval. Para a retirada, bastava ser maior de 21 anos e apresentar o CPF em um dos estandes.
Até o momento, a marca ainda não anunciou se os foliões poderão contar com esse celular novamente neste ano, ou se pretende trazer alguma outra inovação. Quanto às viseiras e pochetes do iFood, no entanto, elas certamente marcarão presença.
Por mais que pareça estranho ver grandes marcas doando produtos de graça dessa forma, a professora de economia explica que essa pode ser uma estratégia inteligente. “O Carnaval é considerado o maior evento de expressão cultural do planeta. Os desfiles, blocos e festas são televisionados, gravados, filmados e compartilhados em todo o mundo. Oferecer brindes úteis aos foliões é uma forma eficaz de levar a marca a um público global, sem grandes esforços”, explica.
Ou seja: na forma de brindes, novidades, embalagens diferentes ou como for, no Carnaval vale usar a criatividade para colocar a marca na mão de milhões de possíveis consumidores – literalmente.