Black Friday: dicas para uma boa compra
A data se consolida no comércio e, com alguns cuidados, o consumidor ganha vantagens na hora da aquisição de novos produtos
A Black Friday está chegando e já tem gente se organizando para usufruir das vantagens da promoção. Neste ano, no dia 26 de novembro, o comércio físico e online brasileiro se prepara para apresentar suas ofertas. O consumidor pode aproveitar a oportunidade, mas é sempre bom ficar atento. Para que não caia em armadilhas, a PROTESTE separou aqui algumas dicas para uma boa compra. “O Consumidor tem que saber a média de preço do produto que deseja, assim consegue avaliar se a oferta é boa nesta data”, alerta o especialista da PROTESTE Daniel Alves de Barros.
Índice:
Na hora da escolha
É preciso atenção aos descontos para garantir um bom negócio, verificar os sites e ofertas fraudulentas, tudo isso sem esquecer seus direitos. Mas a PROTESTE está aqui para ajudar. Vamos começar com a hora da compra – para economizar na Black Friday, ganhar alguns benefícios e evitar equivócos, seguem alguns detalhes que merecem sua atenção:
- Você já sabe o quer comprar? Escolha com antecedência. Acompanhe o preço para ter certeza das vantagens da data.
- Mesmo na Black Friday, vale pesquisar bastante antes da decisão final – tanto em lojas online quanto físicas.
- Eleja as especificações dos seus produtos. É importante buscar pelo menos três marcas para avaliar os preços e obter o melhor custo-benefício.
- Não deixe de verificar a oferta das gerações anteriores do produto, como celulares e TVs. O valor pode surpreender e fazer valer o investimento. Normalmente, os fabricantes e as lojas querem reduzir os estoques.
- Fique de olho nas ofertas do e-mail. Se cadastre para receber as informações. Uma opção para não encher a caixa de spam é criar um endereço eletrônico novo e exclusivo para o recebimento dessas comunicações.
- Se optar por lojas físicas, leve folders com preços da concorrência. Aposte em uma negociação.
- Evite tentações. O planejamento também vai te ajudar. A diversidade de produtos e as ofertas são grandes. Evite gastar o que não está programado e ficar endividado.
- Uma opção de economia é acessar página de outlets ou produtos reembalados. Nos outlets, naturalmente, os produtos já caem o preço na troca de coleção. Nem sempre tem o tamanho na peça que deseja, mas com paciência pode se encontrar boas ofertas. Já os produtos reembalados são ítens que os consumidores devolveram, e as embalagens foram danificadas. Vale lembrar que em nenhuma ocasião, o consumidor perde seu direito sobre algum vício do produto.
- Frete é outro ponto muito importante na hora de tomar a decisão. O Brasil é um país continental e prioriza o transporte rodoviário, o que pode afetar o valor final da compra. Fique atento à conta total (valor do produto mais o frete), e compare as vantagens entre as lojas. A retirada nos pontos comerciais é uma boa maneira de não pagar o frete e ter o produto mais rápido
- Sempre que for possível, o melhor é pagar à vista o produto, evitando acúmulos de dívidas para o futuro. Também pode se conseguir um desconto – empresas podem oferecer de 5% até 20% de desconto em pagamentos efetuados via boleto bancário.
- Use os mecanismos de comparação de preços, pois eles são uma boa oportunidade para realizar esta pesquisa mais rápida.
- Crie alerta nos sites de agregadores de preços – o Mais Barato Proteste é uma opção (veja abaixo). Você pode definir o quanto gostaria de pagar por determinado produto – se o item abaixar, chega a notificação.
- Verifique se a loja ou meio de pagamento trabalha com o sistema de cashback. Na hora da compra, o consumidor pode receber algum retorno em cima do negócio, permitindo receber este dinheiro ou pagar uma nova compra de produto com o saldo.
De olho no online
O evento surgiu no Brasil em 2010, e o foco era o comércio online. O evento expandiu, mas a verdade é que a Black Friday tornou-se a ação mais importante do e-commerce brasileiro – em 2020, movimentou R$ 7,72 bilhões, incluindo a CyberMonday. O desconto médio foi de 36%, enquanto que em 2019 foi de 42,59%, – os dados são da pesquisa da BigDataCorp. Então, é possível encontrar ganhos com a data, mas a quantidade de lojas é grande, e é preciso disposição para usufruir dos benefícios da oferta – mas ao final, pode valer a pena.
Diante do apelo da comodidade da internet, se optar por esta vitrine, vale alguns cuidados – é o que alerta do especialista da PROTETE, Thiago Porto: “Cada vez mais nos deparamos com anúncios patrocinados em redes sociais e com lojas com ofertas imperdíveis em agregadores. São muitos os sites falsos que podem gerar problemas para os consumidores colocando como iscas ofertas incríveis, às vezes, por menos da metade do preço. Com este apelo irresistível, não é difícil o consumidor cair na armadilha”.
Quando a oferta é demais, vale desconfiar. Para evitar enganos e dores de cabeça, seguem algumas dicas para verificar se a promoção é falsa:
- Visite a página oficial da loja na rede social e procure pela oferta ou post patrocinado. Você pode acessar, também, o site oficial procurar no buscador da loja.
- Ofertas com preço muito reduzido costumam indicar fraude. Toda empresa necessita ter uma margem de lucro para manter as atividades – um preço muito baixo serve como um dos critérios de avaliação.
- Verifique as formas de pagamento e desconfie quando existem poucas opções. Pessoas mal-intencionadas aplicam golpes via emissão de boleto (que costuma ser falso e direcionar o pagamento para uma conta de pessoa física e não de uma empresa) ou, ainda, informam que a única forma de pagamento disponível é via depósito em conta.
- Consulte sites de reclamações dos consumidores sobre as empresas.
- Avalie se a loja tem ao menos uma política de segurança (https-criptografia de 128bits, certificados digitais, site blindado), e se consta no site política de devolução e troca.
- Certifique-se de que a loja informa CNPJ, endereço, email e telefone, com canais de atendimento ao cliente.
- Pesquise sobre a empresa em relação ao seu registro na Receita Federal. Vale ler atentamente a ficha da empresa. Deve constar como “ATIVA”, se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.
Para facilitar ainda mais
Para evitar que entre de site em site comparando preços, a PROTESTE possui uma ferramenta chamada Mais Barato PROTESTE, que é um plug-in para o Chrome. Ela faz uma busca automática pelos melhores preços para o produto que você deseja, buscando, inclusive, cupons de desconto nas lojas. Para utilizá-lo: acesse, baixe e instale o plug-in no navegador Chrome.
E se der errado?
Compra feita, mas nem sempre a coisa sai como queremos – problemas podem surgir nesta etapa, também. Diante de qualquer contratempo, é essencial que você reconheça seus direitos.
“Antes da aquisição, consulte as políticas de troca por defeito ou desitência da loja. Também é bom observar asgarantiascontratuais, e as diferenças entre as compras feitas pela internet e lojas físicas”, aconselha Thiago.
Se ainda assim, tiver algum problema com a aquisição de mercadorias ou não conseguir realizar a troca de produtos? Atraves do canal Reclame, a PROTESTE faz a ponte entre consumidores e empresas na busca da solução de problemas relacionados às compras.
Depois das informações, que venham bons negócios. Lembrando que a PROTESTE, a maior a maior associação de consumidores da América Latina, está a serviço dos seus direitos e das melhores relações de consumo. Fique por dentro acessando nosso blog.