Água da chuva: a solução pode vir do céu

Água da chuva: a solução pode vir do céu

A utilização do recurso é uma opção sustentável e impacta na economia doméstica

Lameira Dino
Pesquisador Sênior da Proteste

O uso consciente vem se tornando mais necessário em um planeta onde meio ambiente sofre cada vez mais com as atividades humanas e com próprio aumento da população global. O planeta saiu de uma população de, aproximadamente, 1 bilhão de habitantes, em 1800, para 6 bilhões, em 2000. Como vê, a humanidade aumentou seis vezes em 200 anos o que demorou 1800 para desenvolver. O mundo cresceu.

Repensando a utilização dos recursos naturais.

No Brasil, disperdiçamos cerca 37% de água potável, ou seja, de cada 100 L consumidos, 37  são perdidos. Mas há opções, e uma delas é o aproveiteamento da água da chuva, ela pode ser usada para diversas atividades residenciais que não precisam de água potável. Essa uma alternativa interessante que impacta positivamente no ambiente e ajuda na economia doméstica. Na verdade, deixamos de usar a água da rede de abastecimento, e, consequentemente, a conta diminui. Ao mesmo tempo, aumenta a disponibilização de água potável no sistema oficial, o que faz com faz com que cada vez menos recursos das represas e rios sejam utilizados, impactando de forma positiva o meio ambiente.

A água da chuva pode ser utilizada para regar plantas, lavar calçada, carro, piso e até com a descarga. E veja como a economia é significativa – somente na privada gastamos cerca de 12 L com cada descarga de 6 s. Imagina o impacto deste consumo no final de mês?

A maneira mais fácil de utilizar esse recurso é colocar baldes pra encher em dias de chuva. Mas, isso requer disciplina,  mudança de hábitoe muitos baldes, o que sempre dificulta as coisas. Mas existe a opção, de armazená-la em reservatórios maiores. Esta é uma prática utilizada já muito em regiões de seca ou onde a água é recurso escasso. O nordeste brasileiro, por exemplo, já desmonstra a viabilidade dessa atividade.

Conheça o sistema

Existem diversas opções desses sistemas atualmente no mercado, mas de forma geral e de baixo custo, temos a representação abaixo, como uma das mais simples:

 

Interessante chamar atenção que para a construção destes sistemas existem normas técnicas brasileiras que devem ser aplicadas para que tudo seja feita com segurança, sendo as principais as listadas abaixo:

  • ABNT NBR 15527:2019– Água de Chuva –  Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis
  • ABNT NBR 5626:2020Instalação predial de água fria;
  • ABNT NBR 10844:1989, Instalações prediais de águas pluviais.

Estas instalações variam de opções mais simples as mais complexas, dependendo do nível de aproveitamento que se queira e do espaço disponível.  Em residências ou edificações são necessárias calhas e condutores direcionando a água de chuva para o reservatório. Caso queira utilizar como descarga, é necessário conectar o reservatório até os banheiros da residência, de forma paralela ao sitema de abastecimento oficial.

 

Os custos variam de acordo com a complexidade do projeto, porém a economia pode chegar a mais de 40% caso a disponibilidade de captação da água da água da chuva seja suficiente para suprir todo  o consumo de atividades que podem usar água não potável. Dessa forma, é importante ter um bom projeto que leve em consideração a disponibilidade das chuvas na região para maior eficiência do sistema. Dessa maneira, o retorno do investimento será atingido o mais rápido possível. E ganhamos todos.

 

REFERÊNCIAS

  •  ANAP Brasil  – revista científica –avaliação do aproveitamento da água de chuva para fins não potáveis em edifício residencial, localizado no bairro janga, na cidade de Paulista/PE;  v.13; n.28; de 2020
  • sutentarqui.com.br/aproveitamento-de-agua-de-chuva-para-uso-nao-potavel/
Seja associado à PROTESTE e tenha acesso a conteúdos exclusivos. CADASTRE-SE arrow_right_alt