Alerta: golpistas usam ofertas de emprego no LinkedIn para espalhar malware

Alerta: golpistas usam ofertas de emprego no LinkedIn para espalhar malware

O golpe, conhecido como “phishing”, usa iscas em forma de ofertas de emprego para instalar malware nos dispositivos das vítimas, explica o especialista Lucas Lago para o portal G1

Thaisy Pecsén, uma usuária da rede social, compartilhou no LinkedIn seu encontro com golpistas que se passavam por recrutadores, recebendo apoio e alertas de outros usuários.

O esquema utiliza identidade visual e nomes de cargos reais de empresas para parecer legítimo. Ao clicar em links ou arquivos suspeitos, os candidatos inadvertidamente infectam seus computadores com vírus. Após a percepção do golpe, os supostos recrutadores bloqueiam as vítimas.

linkedin-nogo-golpe

Após a percepção do golpe, os supostos recrutadores bloqueiam as vítimas. (Imagem: Reprodução\Linkedin)

Isabella Penna, outra vítima, relatou ter recebido links suspeitos ao se candidatar para uma vaga na mesma área. Após perceber a suspeita, optou por não instalar os arquivos e foi bloqueada pelos golpistas.

Para evitar esse tipo de golpe, especialistas recomendam evitar downloads de arquivos desconhecidos, utilizar antivírus, desconfiar de publicações sem sites oficiais de empresas conhecidas, ser cauteloso ao receber links após uma candidatura e verificar a identidade do anunciante antes de clicar em links.