13˚ salário 2023: aprenda a calcular e entenda os descontos
Cada mês deve ter sido composto por mais de 15 dias de trabalho para ser considerado no cálculo do décimo terceiro
A primeira parcela do décimo terceiro salário, referente ao ano de 2023, tem seu prazo de pagamento até 30 de novembro, enquanto a segunda parcela deve ser quitada até 20 de dezembro pelas empresas. As informações são do Valor Investe.
Para todos os trabalhadores com carteira assinada, o direito estabelecido é o equivalente a um mês de salário líquido, ou seja, o montante efetivamente recebido após a dedução do Imposto de Renda e do INSS, contanto que tenham mantido um vínculo empregatício durante todo o ano ou em valor proporcional aos meses trabalhados.
Importante ressaltar que cada mês deve ter sido composto por mais de 15 dias de trabalho para ser considerado no cálculo do décimo terceiro. Meses com menos de 15 dias trabalhados não entram na conta. Além disso, é relevante observar que as duas parcelas do décimo terceiro salário têm valores distintos, sendo a primeira de valor superior e a segunda com quantia menor.
A primeira parcela do décimo terceiro não sofre nenhum desconto e pode ser calculada como a metade do último salário bruto recebido, geralmente referente a novembro, ou proporcional aos meses efetivamente trabalhados na empresa. Para calcular o valor proporcional do décimo terceiro, basta dividir o salário bruto de novembro por 12 e multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados. A primeira parcela do 13º salário corresponde à metade desse valor.
Por outro lado, a segunda parcela do décimo terceiro salário sofre descontos de INSS e Imposto de Renda, com o desconto do INSS sendo o primeiro a ser calculado, sendo esse valor necessário para calcular o desconto do Imposto de Renda. Além das deduções por faixa salarial, também é possível efetuar uma dedução por dependente no Imposto de Renda no valor de R$ 189,59.