Ranking Reclame: setor de bens de consumo lidera em setembro

Ranking Reclame: setor de bens de consumo lidera em setembro

Das queixas dos consumidores na plataforma Reclame, da PROTESTE, naquele mês, 32% foram relacionadas a problemas com bens de consumo

O setor de bens de consumo foi o que recebeu a maior parte das queixas registradas no ranking do Reclame da PROTESTE, em setembro. Ao todo, foram 1.040 reclamações a respeito do setor, 32% do total. Bens de consumo incluem uma ampla gama de produtos consumidos pelos indivíduos, indo de alimentos a eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

“Em relação aos principais motivos das reclamações do setor Bens de consumo, os mais comuns são: descumprimento de oferta (comprei e não recebi ou comprei e recebi outro produto) e vício no produto (comprei e veio com problema), direito de arrependimento em compras on-line (não consegui cancelar a compra ou cancelei e não fui reembolsado), entre outros”, afirma a especialista da PROTESTE, Clara Matos.

Logo em seguida, no ranking de setembro, estão as reclamações sobre serviços financeiros. Elas somaram 944 queixas. Os serviços financeiros são aqueles prestados por empresas como bancos e financeiras, entre eles cartão de crédito, empréstimos e financiamentos.

Comprou um produto e não recebeu? Reclame com a ajuda da PROTESTE.

Saúde fica na lanterna das reclamações em setembro

Já o setor de telecomunicações e serviços postais fecha o indesejado pódio de segmentos com mais reclamações. Foram 494 queixas ao longo de setembro. Na sequência estão os setores de lazer (329 reclamações), serviços (195) e transporte (113).

O sétimo setor com mais queixas no Reclame foi educação/formação, do qual fazem parte empresas como escolas e faculdades. Em oitavo, ficou o setor de água e energia. E o setor com menor número de reclamações foi o de saúde, que fechou o ranking com apenas 46 reclamações, apesar do cenário atual de pandemia.

Plataforma faz contato direto com empresas

O Reclame permite que usuários façam reclamações que são enviadas diretamente para a empresa que, por sua vez, responde por meio da plataforma.  Caso o problema não seja solucionado, é possível pedir a ajuda dos especialistas da PROTESTE, sendo este um serviço exclusivo aos associados.

Para registrar uma reclamação, basta acessar o site e buscar pelo nome da empresa em questão. Caso a empresa não seja localizada ao digitar o nome no campo de busca, é possível cadastrá-la.É necessário também se identificar, ou seja, fazer o login ou o cadastro no site da PROTESTE. Então, será possível descrever o problema e enviar a queixa à empresa.

O produto não atendeu suas expectativas? Faça uma reclamação no canal online da PROTESTE! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt