Planejamento evita que consumidor comece o ano com dívidas

Planejamento evita que consumidor comece o ano com dívidas

A concentração de despesas no início de ano sempre assusta; por isso, é fundamental se organizar para evitar o endividamento.

Todo começo de ano é a mesma coisa: contas e contas para pagar. IPTU, IPVA, matrícula escolar e materiais, no caso de quem tem filhos, e até o pagamento das compras do Natal do ano anterior, feitas com cartão de crédito. Como se organizar financeiramente para não entrar no vermelho e acumular dívidas? É melhor pagar à vista ou parcelar?

Para o especialista da PROTESTE, Rodrigo Alexandre, o ideal é que o consumidor se organize para evitar o endividamento. “É importante ter uma reserva para possíveis imprevistos”, ressalta. “Evite parcelar qualquer compra, mesmo que seja sem juros. O que em princípio parece vantajoso, principalmente quando não há juros envolvidos, pode fazer com que se perca a visão do conjunto todo. Aí, quando o consumidor se dá conta, há várias pequenas parcelas, que podem se tornar em grandes dívidas no final do mês, a ponto de não ter como quitá-la”, completa. 

No caso dos tributos, tanto o IPVA quanto o IPTU, se o consumidor conseguiu se organizar ao longo do ano, é possível pagar à vista, com desconto. Em 2020, o IPTU em São Paulo ficou 3% mais barato e, no Rio de Janeiro, 7%. Já o IPVA teve desconto de 3% nas duas cidades. 

Porém, se o valor poupado estiver aplicado, é preciso fazer as contas para avaliar se o desconto vale a pena ou não. No caso de investimentos de baixo risco, provavelmente o pagamento à vista é válido, já que o rendimento será menor que o desconto. No entanto, se o valor estiver em aplicações com maior rentabilidade, é importante analisar caso a caso. 

Saiba mais sobre os tributos

IPTU

O Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é um tributo anual que incide sobre todos os proprietários de imóveis e terrenos. Ele é de responsabilidade dos municípios, portanto, cada cidade define o valor e o percentual de desconto para pagamento à vista. 

O cálculo é feito considerando o valor venal da propriedade, sobre o qual incide uma alíquota, definida por cada município. O vencimento varia conforme a cidade e a data em que o proprietário recebeu o carnê de pagamento, mas, na maior parte dos casos, é no mês de fevereiro.

Vale destacar, ainda, que o IPTU incide somente sobre as propriedades urbanas. Propriedades rurais são taxadas, mas com o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

IPVA

O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ser pago por todos os proprietários de veículos, em até três parcelas ou à vista; se o contribuinte optar por pagar em cota única, pode ter desconto. Assim como o IPTU, o valor também é calculado a partir do valor venal, definido pelo estado em que está registrado.

 O ano e o modelo do veículo influenciam na taxa, assim como a categoria. O vencimento de cada parcela varia de acordo com o número final da placa do veículo.

calculando

Avalie outras despesas e evite acumular dívidas

Além do pagamento dos tributos, possivelmente em janeiro o consumidor tem outras contas a pagar, como a fatura de seu cartão de crédito com as compras do fim de ano, a matrícula escolar dos filhos e a compra dos materiais didáticos. 

Para Rodrigo, o pagamento do cartão de crédito é fundamental, uma vez que os juros são bastante elevados. Então, se o dinheiro não der para todas as despesas, vale mais a pena quitar o cartão e parcelar os tributos. 

Para quem tem filhos em escolas particulares e despesas com materiais, é preciso também avaliar a possibilidade de pagamento da anuidade, com desconto, ou optar por mensalidades. “Os colégios cobram uma anuidade, que pode ser dividida em parcelas mensais, ou seja, a mensalidade é referente à anuidade contratada no início do ano”, explica Henrique Lian, diretor de relações institucionais da PROTESTE.

Em muitos colégios, ao pagar a anuidade logo no início do ano, é possível obter um bom desconto. No entanto, para isso, é preciso que a família tenha o valor disponível e que, da mesma forma que os tributos, o desconto seja mais vantajoso do que o rendimento de uma aplicação financeira. 

Já em relação ao material escolar, muitos colégios promovem trocas de livros, especialmente de materiais paradidáticos, o que garante alguma economia. Além disso, para outros itens, como cadernos, lápis, caneta, apontador, papéis diversos, entre outros, conte com a ajuda da PROTESTE. Todo ano, em janeiro, a organização faz um levantamento apontando os melhores preços do mercado. Caso pretenda fazer compras on-line, utilize o comparador de preços Mais Barato.

 

Não consegue resolver seu problema de consumo? A PROTESTE pode te ajudar! RECLAME AGORA arrow_right_alt