PIX teve avaliação positiva na fase restrita

PIX teve avaliação positiva na fase restrita

Apesar de ficar disponível para toda a população apenas no dia 16 de novembro, alguns usuários já começaram a utilizar o sistema, em fase restrita.

Desde o dia 3 de novembro, alguns usuários dos 762 bancos e fintechs passaram a utilizar o PIX, na chamada fase restrita, que permite que as instituições ponham em funcionamento a novidade gradualmente. Somente os clientes selecionados podem fazer transferências nessa fase inicial, mas as empresas podem receber o pagamento na conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga.

No primeiro dia de operação, com funcionamento da modalidade entre 9h e 17h, foram realizadas 1570 transações. Depois dessa experiência inicial, o PIX ficou disponível 24 horas, entre os dias 5 e 6 de novembro, período em que foram registradas 57 mil transferências. 

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), ocorreram alguns problemas já esperados durante as operações iniciais, como instabilidade no sistema ou o caso de um banco que não reconheceu a agência de outra instituição durante uma transação. 

PIX não substituirá outros meios de pagamento

Segundo a Febraban, o novo sistema de pagamentos não vai substituir modalidades anteriores, como o TED, DOC ou mesmo o boleto bancário. Seu grande benefício será aumentar a inclusão financeira de parte da população.

A partir de 16 de novembro, quando toda a população poderá utilizar o sistema, as transferências e pagamentos poderão ser feitas 24 horas, inclusive em feriados e finais de semana. 

O Banco Central e a Receita Federal também pretendem implementar o pagamento de impostos por meio da modalidade. A perspectiva é de que o novo sistema reduza custos para o governo e contribua para o aumento da arrecadação, por reduzir a burocracia. Além disso, contas de água, luz e telefone poderão ser pagas com o PIX.

“Com a facilidade e rapidez das operações prometidas pelo PIX, é fundamental ter muita atenção no momento da transação. Confira todos os dados antes de concluir a transferência; é preciso ter os mesmos cuidados que já temos hoje em dia quando realizamos pagamentos ou transferências”, alertou Rodrigo Alexandre, especialista da PROTESTE.

O Banco Central também planeja implementar QR Codes gerados off line, para atender a população de baixa renda, que possa ter alguma dificuldade relacionada ao pacote de dados de internet. Além disso, o PIX por aproximação também poderá ser utilizado em transportes públicos e em grandes eventos.

Sofreu uma cobrança indevida? Conte com a ajuda da PROTESTE! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt