Pet Shop on-line: confira nossa avaliação

Pet Shop on-line: confira nossa avaliação

Das condições de compra ao recebimento dos produtos, PROTESTE avaliou redes de pet shops on-line; a boa notícia é que o serviço funciona, embora ainda apresente falhas.

A digitalização também atingiu as compras necessárias para os animais de estimação, cada vez mais considerados pelos tutores como membros da família. De rações e medicamentos, até casinhas, brinquedos e outros acessórios, as lojas pet shop on-line oferecem de tudo: diversidade de produtos segurança na entrega e, principalmente, conveniência. 

Por essa razão, a PROTESTE avaliou a qualidade das empresas que oferecem esse serviço, observando características como facilidade de uso dos sites, comunicação e eficiência na entrega. 

As condições gerais do serviço on-line, a facilidade de compra e o cumprimento do prazo de entrega, mesmo durante a pandemia, foram considerados pontos altos da avaliação. Mas, ainda há possibilidades de melhorias no pagamento e na conformidade dos produtos entregues. Para o estudo, foram analisadas oito lojas do segmento na internet, que oferecem entregas no Brasil. 

As compras foram pagas por cartão de crédito e feitas de forma anônima. Os itens escolhidos foram ração seca, aperitivo tipo bifinho, brinquedo, eliminador de odores ou desinfetante e xampu. Na ausência do item sugerido, o produto foi substituído por um similar. “Procuramos essa diversidade para facilitar a observação dos cuidados com a separação e o acondicionamento”, explica Daniel Barros, especialista da PROTESTE responsável pela análise. 

Veja os critérios usados na avaliação

“De forma geral, verificamos que o serviço é útil e funciona. Porém, embora as empresas já realizem esse tipo de venda há algum tempo, ainda existe muita oportunidade de melhorias”, alerta Daniel. Um exemplo disso é que foram encontradas falhas no acondicionamento dos itens enviados. Todas as lojas entregaram os produtos químicos (de higiene e limpeza) junto aos alimentares.

“O ideal é separar os produtos em caixas ou, no caso de estarem todos juntos, colocá-los em embalagens invioláveis, fixar a tampa e transportá-los em pé”, observa o especialista.

Segundo Daniel, a PROTESTE também constatou problemas na conformidade de pedido, com a entrega de itens diferentes dos listados para compra, além de nota fiscal com produtos divergentes do que foi pedido. Ocorreu ainda a ausência do documento na entrega dos itens. O estudo também aponta falta de clareza nas políticas de troca e de devolução de algumas lojas.

conforto petshop

Acompanhe os resultados do estudo e saiba se as lojas de pet shop on-line são confiáveis

As lojas Cobasi, Petlove e Petz foram muito bem avaliadas, porque possuem aplicativos disponíveis na Play Store e na Apple Store. “Para isso, eles precisam passar por testes de segurança”, diz Daniel. Já a Geração Pet foi considerada aceitável, pois seu termo de troca e devolução diz que o consumidor deve arcar com os custos de recolhimento. 

No processo de compra, as pet shops Cobasi, Petlove, Petz e Royal Pets se destacaram como muito boas. As outras lojas se saíram bem, embora a Bitcão não tenha enviado um e-mail de confirmação da compra no caso do teste realizado. A descrição completa do produto (marca, quantidade, imagem e preço a ser pago) não deixou a desejar em nenhuma pet shop. 

No entanto, todos os e-commerces avaliados não apresentaram o sistema de duplo clique para confirmação da compra. Ou seja, as lojas deveriam fornecer um resumo detalhado do pedido, com a descrição de todos os produtos selecionados, dos custos a serem pagos e endereço de entrega, antes da aprovação final do consumidor. “Isso evita compras involuntárias”, alerta Daniel.

Na análise das formas de pagamento, os melhores resultados foram aceitáveis. Esse foi o caso da Cobasi e da Petshop, que oferecem quatro opções – cartão de crédito, boleto, transferência via pagamento instantâneo (PicPay, Mercado Pago e Atar Pay) e vale-presente. A Petshop aceita até auxílio emergencial da Caixa.

Na outra ponta, Petlove, BitCão, Geração Pet e Supermercado dos Pets foram avaliadas como muito ruins nesta categoria. Elas oferecem duas ou três formas de pagamento (entre cartão de crédito, boleto e depósito), o que dificulta a vida do consumidor.

Já no processo de entrega, quase todos os serviços provaram que são muito bons. A exceção ficou por conta da Royal Pets, considerada muito ruim por não entregar o produto na data definida. Quanto à conformidade dos produtos, a Royal Pets também se saiu mal, entregando um pedido diferente do solicitado. 

Escolha da PROTESTE

Na avaliação da PROTESTE, a Cobasi foi a empresa considerada como melhor escolha. Ela apresentou resultados muito bons na maioria dos critérios, com destaque para quatro formas de pagamento disponíveis (cartão de crédito, boleto, transferência via pagamento instantâneo e vale-presente).

A dica do especialista é contratar uma assinatura desses serviços. “Dessa forma, o consumidor programa a compra dos produtos para seu pet sem a necessidade de entrar, novamente, no site e realizar todo o processo, além de ganhar descontos”, destacou. Porém, ele alerta para a importância da pesquisa de preços. “Com esse sistema, o cliente não faz pesquisa de preços e pode acabar pagando mais caro por um produto se não conferir o e-mail de confirmação da compra”.

Você tem alguma dificuldade de consumo ou de fornecimento de produtos ou serviços? Entre em contato com o RECLAME!

 

Nossos testes ajudam os consumidores a tomarem as melhores decisões de compra. Mas, se tiver problemas, não deixe de reclamar! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt