Moda: consumidor pós-pandemia está mais consciente

Moda: consumidor pós-pandemia está mais consciente

Casamento de sustentabilidade e moda, que sempre foi uma promessa, virou realidade e consumidor está mais maduro para fazer escolhas sustentáveis

A moda sempre foi uma plataforma que espalha mensagens e contagia com grande velocidade. E o casamento com o tema da sustentabilidade sempre foi uma promessa. Até a chegada da pandemia. A crise de saúde acelerou a consciência do consumidor desse mercado com relação à sua saúde e a do planeta e as marcas estão tendo de se adequar. 

Quem identifica um consumidor mais consciente é Chiara Gadaleta, apresentadora do programa Menos é Demais, no canal Discovery Home & Health em entrevista publicada na revista PROTESTE de outubro.  “A moda sempre foi um reflexo do seu tempo. Na época pré-pandemia, nossa luta foi mostrar para as empresas a necessidade de fazer as mudanças que o mundo pedia. Com a chegada da pandemia, todo o mercado teve que entender na marra que a saúde vem em primeiro lugar, a minha, a sua e a do planeta.”, afirmou.

Comportamento do consumidor muda o mercado

Para Chiara, essa mudança no mercado da moda é resultado do comportamento do consumidor. “O conceito de consumo consciente está se desenvolvendo e acreditamos que os consumidores da nova era, da Ecoera, estão mais maduros para fazer melhores escolhas, que sejam boas para si e para o planeta.”

O conceito de sustentabilidade na moda, segundo a apresentadora, passa por pensar, criar, desenvolver, vender e comprar moda integrando os quatro pilares da sustentabilidade: ambiental, social, econômico e cultural. “De forma prática, é incorporar atributos sustentáveis em todo o processo produtivo de um artigo e na cadeia de valor de uma empresa ou marca que atue na moda.”, afirma

Os grandes magazines já estão cientes da necessidade de serem cada vez mais transparentes.

Quem é o novo consumidor consciente de moda?

Chiara afirma que as redes sociais deram voz aos consumidores e as marcas estão sendo obrigadas a mostrar a origem de seus produtos e quem os fez, independentemente da sua escala. “Os grandes magazines já estão cientes da necessidade de serem cada vez mais transparentes.”, opina. 

A sustentabilidade no consumo dos produtos de moda passa pelo consumidor procurar saber origem dos materiais, a procedência e a manufatura. As perguntas sobre quem fez, onde e como são os primeiros passos para que haja um consumo mais consciente, afirma a apresentadora.

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