Confira as dicas da PROTESTE para economizar na hora da compra

Confira as dicas da PROTESTE para economizar na hora da compra

A promoção parece boa e você quer finalizar a compra? Antes disso, pesquise e certifique-se de que realmente está fazendo um bom negócio!

Seja em época de Black Friday ou não, é sempre importante desconfiar de preços muito abaixo da curva (que podem indicar fraude) e pesquisar as possíveis variações ao longo do tempo, para ter certeza de que a promoção é real. 

No caso específico da Black Friday, existe o selo Black Friday Legal, concedido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), que  identifica as empresas que aderiram ao Código de Ética da iniciativa, comprometendo-se com as boas práticas do e-commerce, e foram aprovadas no processo de avaliação da entidade. 

Para saber se a loja faz parte do grupo, consulte a página da Black Friday Legal. No entanto, qualquer que seja a ocasião da compra, a PROTESTE recomenda que o consumidor pesquise preços em várias lojas virtuais, sempre lembrando de conferir o frete. Dependendo do produto, podem ocorrer variações atreladas à alta do dólar, por exemplo, ou a outras condições de mercado. 

Uma estratégia para conferir os melhores preços é instalando em seu navegador o comparador exclusivo da PROTESTE, que além de apontar os valores, também pesquisa possíveis cupons de desconto, garantindo um preço ainda melhor para o consumidor.

Como fazer um bom negócio?

De acordo com a PROTESTE, para economizar na hora da compra, vale seguir algumas recomendações para não estourar o orçamento:

  • ao escolher o produto para comprar, é importante buscar pelo menos três modelos com as especificações desejadas, para se pesquisar preços e obter o melhor produto com essas características. Por exemplo, caso seja uma TV, é essencial definir quantas polegadas ela deve ter, se ela será smart, se será full HD ou 4K. Assim, o consumidor pode escolher o melhor preço dentre as opções desejadas;
  • deve-se pesquisar o preço antes da compra, tanto em lojas on-line quanto físicas. Com isso, o consumidor consegue encontrar valores melhores;
  • em alguns casos, vale avaliar a compra de equipamentos com a tecnologia de gerações anteriores, pois o preço costuma ser melhor, já que os fabricantes e as lojas querem escoar o estoque;
  • é  importante ficar sempre de olho em liquidações. Uma dica para não encher sua caixa de e-mail de spam, é criar uma nova conta, exclusiva para o recebimento das promoções;
  • sempre que possível, o consumidor deve priorizar o pagamento à vista, pois os valores são menores (sem juros), o que evita o endividamento;
  • na hora de comprar o produto em uma loja física, o consumidor deve levar folders com preços de outras lojas, para tentar uma negociação;

Cuidado com sites fraudulentos

Cada vez mais surgem anúncios patrocinados em redes sociais e lojas com ofertas imperdíveis. Entretanto, também está sendo cada vez mais comum o consumidor ser fisgado por uma fraude na internet. E existem muitos sites falsos que podem gerar problemas. 

Normalmente, eles oferecem ofertas incríveis, às vezes por menos da metade do preço. Com esse apelo irresistível, não é difícil o consumidor cair na armadilha. Para evitar que isso aconteça, seguem algumas dicas para verificar se a promoção é falsa:

  • visite a página oficial da loja na rede social e procure a oferta ou post patrocinado;
  • entre no site oficial da loja e procure pela oferta no buscador da própria loja;
  • tenha atenção a ofertas com preço muito reduzido, que costumam indicar fraude. É importante ter em mente que toda empresa necessita ter uma margem de lucro para manter suas atividades. Assim, um preço muito baixo serve como um dos critérios de avaliação;
  • verifique as modalidades de pagamento e desconfie quando existem apenas poucas formas. Pessoas mal intencionadas, em geral, aplicam golpes via emissão de boleto (que costuma ser falso e direcionar o pagamento para uma conta de pessoa física e não de uma empresa) ou, ainda, informam que a única forma de pagamento disponível é via depósito em conta;
  • consulte sites de reclamações dos consumidores sobre as empresas, como o Reclame, da PROTESTE;
  • verifique se a loja tem ao menos uma política de segurança (https-criptografia de 128bits, certificados digitais, site blindado), possui telefone e e-mail do SAC, se consta no site política de devolução e troca;
  • certifique-se de que a loja informa CNPJ, endereço e telefone, com canais de atendimento ao cliente.
  • pesquise o registro da empresa na Receita Federal. Leia atentamente o documento, que deve conter a data de abertura da empresa, sua situação cadastral (deve constar como “ATIVA”). Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, é melhor desistir da compra.
O produto não atendeu suas expectativas? Faça uma reclamação no canal online da PROTESTE! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt