Atenção aos planos de saúde com venda temporariamente suspensa

Atenção aos planos de saúde com venda temporariamente suspensa

Desde 11 de dezembro, a ANS suspendeu a comercialização de 12 planos de saúde, devido a reclamações de consumidores sobre a cobertura assistencial; saiba mais!

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, em 11 de dezembro, uma lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa, em decorrência de reclamações dos segurados. 

A medida é resultado do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de 12 planos, de três operadoras, devido a reclamações efetuadas no terceiro trimestre deste ano.

Os planos e operadoras que terão a venda temporária suspensa podem ser conferidos na página da ANS. De acordo com a agência, 12.290 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento. No total, foram mais de 25.405 reclamações analisadas no período de 1º de julho a 30 de setembro deste ano.

Entenda a suspensão

Vale explicar que o monitoramento é feito regularmente pela agência, com divulgação trimestral dos resultados. As reclamações dos consumidores se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. 

A partir destas informações, as operadoras são classificadas em faixas, o que permite uma análise comparativa entre elas e que leva à suspensão de comercialização dos planos mais reclamados.

Quando uma operadora tem um produto com comercialização suspensa, ela  fica impedida de registrar qualquer outro novo plano que seja análogo aos que estiverem na lista de suspensão. Além disso, não pode receber novos beneficiários nos planos de saúde com comercialização suspensa por esse motivo (com exceção de novo cônjuge ou filho e de ex-empregados demitidos ou aposentados).

As empresas continuam sendo analisadas e a retirada da suspensão depende da diminuição da insatisfação dos beneficiários. A reavaliação acontece a cada três meses.

Operadoras liberadas

Além das suspensões, a ANS também divulgou a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, três planos de duas operadoras tiveram a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento. 

Além disso, existem planos que foram liberados pelo monitoramento da garantia de atendimento, mas que continuam com sua comercialização suspensa por outros motivos. A ANS alerta que os consumidores tenham atenção ao contratar um plano de saúde e, se receberem alguma das propostas dos suspensos, devem denunciar diretamente à agência, por meio de um de seus canais de atendimento.

 

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